quarta-feira, 20 de setembro de 2017

É possível Ver a Voz?

A resposta para a pergunta título, pode parecer estranho, mas sim, é possível ver a voz, e quando você consegue isso, fica muito mais fácil conseguir produzir os sons da forma que está tentando.

Não, não estou falando de imaginar a voz saindo da testa e atingindo uma velhinha simpática no fundo do teatro, tampouco de pensar na cor azul enquanto canta, estou falando de ver na tela do computador toda a representação gráfica da sua voz.

Depois do 1º Simpósio de Canto Contemporâneo, onde abordei o tema tecnologia no estudo de canto, que gerou ESTE TEXTO muita gente começou a me perguntar a respeito.

Atualmente existem programas de computador capazes de mostrar em tempo real como está seu timbre, seu suporte respiratório, se a voz está mais soprosa ou mais tensa, se é uma voz rica em harmônicos ou abafada, se a afinação está correta, se está cantando com ataques muito bruscos, se há quebras na passagem de registros e até para ver diferentes tipos de distorção vocal e qualidade do vibrato que está cantando.

Sim, você consegue ver isso tudo se souber como, e isso facilita muito o seu estudo em casa e serve como uma terceira orelha para o professor de canto, que pode aliar sua percepção com o visual para ter noção perfeita de como o aluno está cantando.

Pensando nisso, e mesclando a prática que tenho em utilizar esses programas e no conhecimento que obtive na Suécia, no curso Science of the Singing Voice, do professor Johan Sundberg, desenvolvi um workshop para ensinar como utilizar essa tecnologia.

Durante o curso o participante será ativo, além de aprender a parte teórica de harmônicos e formantes (um assunto que penei pra aprender e que todo mundo fala mas ninguém explica) e como utilizar os programas, ele vai ver formas de ver tudo o que comentei acima e vai poder propor práticas que já utiliza para buscar uma forma de aprimorar o resultado que obtém.
A primeira edição do curso será em São Paulo, mas já estou negociando datas em outras cidades e estados, aliás, se tiver interesse, é só entrar em contato.

Nesse workshop, consegui uma coisa muito legal, conversei com o desenvolvedor do programa Voce Vista Video, o melhor software para esse uso na minha opinião, e consegui um desconto de 50% para TODOS que forem ao evento, sem sorteio, se inscreveu levou!! Detalhe, o valor do desconto já é maior que o valor do curso, hehehe. os caras são fantásticos!!!

Não perca tempo, inscreva-se já pois as vagas são limitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário