VER a VOZ

Workshop de tecnologias aplicadas ao canto, que ensina cantores e professores a utilizarem programas de análise acústica em tempo real para que aulas e treinos tenham resposta prática e visual.


Ver a Voz nasceu do interesse dos professores de canto que necessitam de ferramentas objetivas demonstrarem aos alunos seu desenvolvimento de maneira concreta e foi pensado a partir da prática e experiência do professor e pesquisador Mauro Andrea sobre o tema e de como essas tecnologias são aproveitadas por professores de ponta no mundo todo.



Hoje em dia são raros os cantores que têm um acompanhamento diário de seus treinos, e ter um feedback visual possibilita que esses sejam mais objetivos e claros, com resultados visiveis na tela em tempo real, facilitando a vida tanto de cantores que estudam sozinhos quanto os que fazem aulas poucas vezes por semana ou por mês.



As práticas descritas no curso são aplicáveis a todos os tipos de canto, gêneros e técnicas musicais. 


Assuntos como: afinação, controle de passagem e de registros, controle de ressonância, pressão subglótica (apoio), precisão de ataques vocais, fraseado, legato e sustentação de sons, vibrato, articulação de vogais e até mesmo distorções vocais são facilmente trabalhadas com precisão com essas ferramentas.  
São inúmeras as possibilidades de uso dessas tecnologias e saber interpretá-las é essencial. 

Durante o Ver a Voz serão explicados de forma prática e acessível conceitos importantes de acústica vocal como harmônicos e formantes, base teórica para a utilização dos softwares, e como utilizá-los na prática voltada ao estudo e ensino de canto. 

Além do programa do curso, propostas dos participantes serão discutidas para que possam aprender e tirar o máximo proveito.

Programas gratuitos (MADDE, Wavesurfer, Sopran, RTSect e DeCap) e pagos (Voce Vista 3 e Voce Vista Video) serão demonstrados e situações reais de aula e treino de canto aplicadas para auxiliar a fácil compreensão de todos os presentes.

Todos os participantes recebem o material do curso e um desconto exclusivo (50%) no programa Voce Vista Video, oferecido por seus desenvolvedores na Alemanha.
Com Svante Granqvist, desenvolvedor dos programas Sopran, MADDE, RTSect, DeCap e muitos outros

A primeira edição aconteceu em São Paulo e teve lotação máxima e a participação de alguns dos maiores cantores, professores de canto, fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas do Brasil.