tag:blogger.com,1999:blog-2182085394324201964.post5138661151130047641..comments2023-06-22T14:56:18.775-03:00Comments on ESTÚDIO DE VOZ MAURO FIUZA - AULAS DE CANTO: Os seios da face e a "voz na máscara"Mauro Fiuzahttp://www.blogger.com/profile/15139303359078198293noreply@blogger.comBlogger8125tag:blogger.com,1999:blog-2182085394324201964.post-79563511230548707532018-11-11T08:56:41.220-02:002018-11-11T08:56:41.220-02:00Tenho acompanhado seus artigos e estou aprendendo ...Tenho acompanhado seus artigos e estou aprendendo muito!Obrigada por compartilhar conosco seus conhecimentos.Sou professora e cantora.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/16143577065842467462noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2182085394324201964.post-1381437625817062132018-11-11T08:54:28.365-02:002018-11-11T08:54:28.365-02:00Tenho acompanhado seus artigos e estou aprendendo ...Tenho acompanhado seus artigos e estou aprendendo muito!Obrigada por compartilhar conosco seus conhecimentos.Sou professora e cantora.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/16143577065842467462noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2182085394324201964.post-44889039037406402842017-05-24T15:47:34.389-03:002017-05-24T15:47:34.389-03:00Olá, tudo bem?
Foram feitos estudos também com mo...Olá, tudo bem?<br /><br />Foram feitos estudos também com modelos (tipo moldes). <br /><br />Antigamente se tinha essa visão de que registro era fruto da ressonância, hj já se viu que é o contrário, mas ainda tem bastante gente que mistura as coisas, por se basear em textos de décadas ou séculos passados.<br /><br />Cuidado pra não confundir ação da fonte (pregas vocais) e filtro (ressonâncias). Quem faz conexão da chamada voz de peito pra chamada voz de cabeça é a fonte, as ressonâncias podem ajudar ou atrapalhar, mas não são elas que definem os registros segundo as linhas de pensamento mais atuais das pesquisas em voz.<br /><br />Abraços!!Mauro Fiuzahttps://www.blogger.com/profile/15139303359078198293noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2182085394324201964.post-59701903093171737402017-05-24T13:16:47.271-03:002017-05-24T13:16:47.271-03:00mas será que esse experimento foi feito com o pala...mas será que esse experimento foi feito com o palato do cadaver fechado? Por que nas teorias de recionancia dos seios paranasais, essa técnica só funciona quando temos total controle sobre o palato, pois ele que faz a conexão com a voz de peito e voz de cabeça.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/03566756988486131532noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2182085394324201964.post-56646456318800836312015-07-10T13:47:20.364-03:002015-07-10T13:47:20.364-03:00Sergio, tudo bem?
Muito obrigado, e fico feliz em ...Sergio, tudo bem?<br />Muito obrigado, e fico feliz em saber que meu trabalho tem sido útil para você.<br /><br />Segue abaixo um dos últimos artigos à respeito do tema, mas não são necessariamente novas descobertas, isso já se sabe há algumas décadas.<br />Nas referências do artigo tem vários outros que você pode conferir, com datas bem mais antigas<br /><br />Abs<br /><br />Havel M, Hofmann G, Mürbe D, Sundberg J: Contribution of paranasal sinuses to the acoustic properties of the nasal tract. 2014Mauro Fiuzahttps://www.blogger.com/profile/15139303359078198293noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2182085394324201964.post-47062103963104493872015-07-08T12:03:58.213-03:002015-07-08T12:03:58.213-03:00Olá Mauro, parabéns por todas as matérias do seu b...Olá Mauro, parabéns por todas as matérias do seu blog, tenho acompanhado as suas postagens e tenho aprendido muito. Tenho um pedido a fazer sobre esse assunto "os seios da face" será que você poderia indicar um livro ou um artigo sobre essa pesquisa que apresenta essas novas descobertas? Desde já agradeço a sua atenção. Sérgio Marques.<br /> Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/11316956558104876105noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2182085394324201964.post-1550598176015351482015-02-24T15:52:23.855-03:002015-02-24T15:52:23.855-03:00Max, obrigado pelo comentário.
infelizmente, não ...Max, obrigado pelo comentário.<br /><br />infelizmente, não podemos afirmar muito mais do que está escrito aqui. O som chamado de "na máscara" é um som com maior amplificação dos hamrônicos agudos do que um som chamado de "abafado", e todo ajuste de ressonância acontece no trato vocal (faringe, boca e/ou nariz), e essa sensação de vibração, que ainda não se sabe a causa, serve como recurso de retorno proprioceptivo para nós cantores apenas. <br />A ciência não encontrou nos seios paranasais essa imposrtância que muitas metodologias de canto encontram.<br /><br />O importante é não confundir ajuste muscular laríngeo com ressonância, que são complementares, porém diferentes.Mauro Fiuzahttps://www.blogger.com/profile/15139303359078198293noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2182085394324201964.post-40396545295460174412015-02-12T17:47:47.065-02:002015-02-12T17:47:47.065-02:00Olá Mauro, recentemente estudei sobre os seios par...Olá Mauro, recentemente estudei sobre os seios paranasais e cavidade nasal e sempre fui admirador e pesquisador do recurso da Voz de Máscara. Obrigado pela postagem, ampliou demais minha concepção. Depois de muito experimentar em minha prática, opto em utiliza-la nas regiões graves, para diminuir um pouco o peso "Voz de peito" deixando mais estabilizada a impostação. Muito massa essa informação sobre esses estudos feitos ao longo do tempo. Entrando um pouco no assunto, dos seios paranasais serem abafadores e não amplificadores. Será que pode-se afirmar que o recurso sonoro está mais relacionado a "Hiponasalidade" do que a "Hipernasalidade"? Entendo que a expressão "Máscara" indica concentrar a ressonância nessa região. Mas esses ajustes acontecem por causa das Conchas paranasais?Maxwell Silvahttps://www.blogger.com/profile/15409403201730672423noreply@blogger.com