terça-feira, 24 de junho de 2014

Cantar com força x cantar relaxado

Uma das máximas do ensino de canto é que não devemos cantar com força, que tudo deve ser feito com o corpo e a musculatura relaxados.

Vamos pensar sobre isso:
Segundo as leis de Newton, força é a grandeza capaz de tirar um corpo da inércia, ou seja, mover o que está parado.
O dicionário Michaelis relaciona relaxar com afrouxar, repousar, descansar, reduzir a força.

Portanto, relaxamento significa mole, solto, largado, e força significa duro, rígido, travado, certo? Errado. Força significa capacidade de gerar movimento.

Se você está pensando: "então devemos fazer força pra cantar?", digo que você está correto. Todo canto é produzido através da força, da tensão e da constrição, tudo aquilo que sempre foi dito para não ser feito.

Quer dizer que séculos de pedagogia vocal estão errados? Não. Quando boas metodologias de canto falam em não cantar com força, tensão e contrição, elas falam pra não cantar com excesso de força, tensão abusiva e constrição exagerada.

Quando cantamos, a musculatura respiratória é acionada e impede que o diafragma relaxe, expulsando todo o ar de uma só vez,que é o que ocorre na respiração simples. Uma série de músculos são ativados na laringe, aduzindo (aproximando) as pregas vocais gerando uma constrição que deixa som mais ou menos "pesado" (o que gera os registros, ou ajustes vocais). Músculos da laringe também tensionam as pregas vocais, deixando as notas mais ou menos agudas. No trato vocal ainda acontece uma série de constrições e tensões, que movem e criam formas, definindo vogais, consoantes e timbres e ressonâncias (que são determinados e determinam como os harmônicos são tratados nessa trato vocal).
Percebeu que em momento algum falei em músculos relaxados? Mas sim, devemos cantar relaxados também. Pescoço, ombros, muitas vezes algumas partes do trato vocal como mandíbula e lábios, e tudo que possa interferir no movimento livre da laringe, ou seja, na capacidade da laringe transformar energia em ação. Mesmo músculos da laringe podem relaxar mais enquanto outros são mais ativados.

O que a pedagogia vocal deve deixar claro é que você não pode cantar como se estivesse puxando um trator, mas não deve cantar como se estivesse deitado na rede em Fernando de Noronha.

Energia é um palavra que gosto bastante para descrever esse estado de força no ponto certo, trabalho é um conceito da física (que é o quanto de força se aplica durante o percurso) que explica isso bem.

Entender esse dilema filosófico traz um resultado prático interessante: Se cantamos com força, com ação, com energia, é preciso condicionar nosso mecanismo a gerenciar esse trabalho todo da melhor forma possível. E quanto mais exigente o trabalho que você quer fazer, mais capacidade de produzir e suportar a força você precisa ter.
Se você quer puxar o trator, você não vai sair num belo sábado, calçar um sapatênis e e tentar mover a máquina. Você vai precisar de um preparo especializado, que pode envolver uma série de fatores, como: musculação específica (funcional), além da "geral", cuidados clínicos e nutricionais, foco mental, talvez até seja necessário um programa de reposição hormonal.
Se você quer apenas abrir o pote de palmito, além de ter uma forcinha, vai ajudar saber que se deixar entrar ar, o pote abre fácil.

Dependendo do estilo de música que você quer cantar, e do som que quer produzir, a força que vai precisar será diferente. 
Estilos enérgicos, como rock, heavy metal, teatro musical, sertanejo, gospel, axé, etc., demandam uma capacidade física diferente de outros como bossa nova e MPB, portanto, o seu treino será diferente.
Ajustes de belting, tipos diferentes de drives, falsetes, ornamentos rápidos, tudo vai precisar de trabalhos diferentes.

Um cantor lírico que treina segundo a escola italiana, terá um treino, um da escola francesa terá outro, da alemã outro, etc., e todos esses terão um treino distinto de um cantor de qualquer estilo de música popular, principalmente pelo uso de microfone, que pede volume e projeção muito menores.

Não saia desse texto achando que agora você tem que cantar com mais força, continue sabendo que não pode fazer força desmedida (principalmente nos lugares indevidos), mas saiba também que cantar totalmente "molão" vai deixar seu som sem vigor. E principalmente, saiba que se o som que você quer fazer é de profissional, seu treino deve ser de profissional, se seu estilo precisa de mais trabalho (no conceito da física), seu treino será mais trabalhoso (no conceito da preguiça).

Dedicação, foco, conhecimento e treinamento adequado (não qualquer treino), é tudo o que você precisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário