quinta-feira, 26 de junho de 2014

Liberando a musculatura do trato vocal

No último texto falei sobre o delicado equilíbrio entre a necessidade de energia e prontidão para cantar e relaxamento para deixar que essa energia não se transforme em musculatura rígida.

Eis que surge um video bem interessante de uma professora de canto americana, que baseia sua metodologia vocal no trabalho de corpo, mostrando uma massagem na cabeça, por dentro e por fora, para eliminar os pontos de tensão dos músculos da região.

O vídeo está em inglês, mas dá pra acionar as legendas do youtube, ou apenas tentar seguir o que ela faz.

Parece esquisitão, mas pode ser bastante útil para quem encontra limitações no uso do trato vocal por conta da falta de flexibilidade e liberdade para o movimento que esses "pontos duros" trazem. 
E o que um treino eficiente de canto deve fazer, é isso, buscar todos os fatores que podem interferir na melhor produção vocal e resolvê-los, e a interdisciplinaridade (trabalho que envolve diversas perspectivas) é a chave para encontrar esse trabalho completo.
Ela vai massagear as têmporas, a articulação entre cabeça e mandíbula (ATM) e todo seu entorno, e depois partir para massagens dentro da boca, soltando a bochecha, lábios, língua, etc.. Isso aí mais pescoço, ombros e um trabalho bom de postura vai te deixar prontinho pra um melhor desempenho.
Confira o vídeo!!

Um comentário:

  1. Top demais... Trabalhar a musculatura é essencial para a mecânica da produção da voz. #Técnicavocal

    ResponderExcluir