QUEM SOU

Olá, meu nome é Mauro Andrea, sou professor de canto e pesquisador de voz, mestrando em fonoaudiologia pela PUC SP, formado em Licenciatura em Música e pós-graduado pelo CEV - Centros de Estudos da Voz, Formação Integrada em Voz, certificado nível 1 no Somatic Voicework™ e no curso Science of the Singing Voice realizado na Suécia e chefiado por um dos maiores cientistas vocais da história, Johan Sundberg. Sou integrante do grupo de estudos VocalSP, que realiza cursos, eventos e pesquisas em voz cantada e também do grupo de pesquisa Laborvox, formado por professores e pós-graduandos em fonoaudiologia da PUC SP.

Nasci em maio de 1983, comecei a cantar ouvindo meus ídolos e tentando acompanhá-los, no começo era uma tragédia, acabava de cantar exausto, e nem sabia se estava ficando bom, pois o som estava alto demais e eu mal me ouvia.

Nessa época um amigo me convidou para uma banda e foi aí que decidi estudar canto de verdade. No começo não tinha noção nenhuma, então fui reprovado e não entrei em um coral amador, até que consegui, por sorte, um período de teste no Coral da USP, e isso mudou minha vida, recebi uma oportunidade e agarrei.

No CoralUSP (Coral da Universidade de São Paulo) tive aulas de canto lírico e fiz cursos com professores incríveis como: Sandra Espiresz que me ensinou, além de outras coisas, a buscar o conhecimento fisiológico no canto, Fernando Coutinho Ramos, cantor da OSESP (Orquestra Sinfônica de São Paulo), e tive com Beth Amin, Carmina Juarez e Eduardo Fernandes, métodos clássicos como Vaccaj, aulas de interpretação, percepção musical, história da música, etc., e com muita dedicação me tornei monitor e solista do coral.
Com Filipa Lã, Johan e Ulla Sundberg no ICVT 2017 em Estocolmo, Suécia
Em 2010, durante o workshop da professora norte-americana Jeanne LoVetri, criadora do método Somatic Voicework, o qual me certifiquei no primeiro nível em 2017, comecei a me aprofundar de vez no Treinamento Funcional do canto e na ciência da pedagogia vocal, onde venho me especializando em cursos que incluem os dos cientistas vocais Johan Sundberg, Hubert Noé, Don Miller e congressos como o CoMeT 2012, além da pós em Voz e no mestrado em Fono. Tambémjá fiz cursos e workshops com Juvenal de Moura, Luiz Tenaglia, Ariel Coelho, etc..

Durante o Workshop dos professores
Juvenal de Moura e Luiz Tenaglia.
Como professor de canto e técnica vocal  decidi que não seria só mais um "cantor que da aula", que seria preciso desenvolver a pedagogia e metodologia de ensino, e me especializar nisso de verdade.

Dar aula é uma responsabilidade muito maior do que cantar. O professor de canto lida com a expressividade e auto-estima dos alunos, e isso afetas suas personalidades e suas vidas de forma direta. As mudanças que observo no estúdio são enormes, e vão muito além da forma de cantar.

Pesquiso constantemente nas ciências formas de melhor compreender o funcionamento da voz humana e como ela pode ser trabalhada, e qual a influência do nosso corpo, como ele deve se portar para desenvolver a técnica nos alunos mantendo sua saúde vocal.

Continuando minha formação, fiz pós-graduado pelo CEV - Centro de Estudos da Voz, com especialização em Voz Profissional, em curso coordenado pela respeitadíssima fonoaudióloga, pesquisadora e cientista da voz, a Dr. Mara Behlau, fui pra Suécia estudar com os maiores nomes do meio, como Johan Sundberg (Suécia), Brian Gill (EUA), Filipa Lã (Portugal), Bernhard Richter e Mattias Echternach (Alemanha), etc., e atualmente desenvolvo minha pesquisa de mestrado em distorções vocais sob orientação da fonoaudióloga que mais publicou artigos sobre voz cantada no Brasil, Marta Assumpção de Andrade e Silva.

Como cantor fiz recitais de canto lírico, tive bandas de rock, pop, metal, fiz teatro musical e cantei todo tipo de repertório em casamentos e demais projetos musicais.
Foto com Badi Assad na "Ópera das Pedras" em 2010
No espetáculo "A Ópera das Pedras", interpretei o vilão "Basalto", ao lado de Badi Assad, Tiago Pinheiro e Wellington Nogueira. Um grande elenco e produção, com direção do estadunidense Lee Breuer e criação de Denise Milan, com figurino de Gloria Coelho, e músicos instrumentistas que já rodaram o mundo como Carlinhos Antunes, Guilherme Kastrup, Douglas Felis, etc.. Espetáculo que deu origem ao CD de mesmo nome.

Com a banda Hevorah no Via Funchal em 2008.
Abertura do show do Nightwish e lançamento do EP.
Com as bandas Hellfire Opera e   Avantasians cantei em diversas cidades e estados do país, e ao lado da banda Hevorah lancei o EP "In The Company Of Angels" na casa de shows Via Funchal quando abrimos o show da banda finlandesa Nightwish. Tocamos também ao ado de nomes como Massacration e Edu Falaschi.

Atualmente, além das aulas particulares presenciais e online, por Skype, ministro cursos e workshops de fisiologia e técnica vocal, como os que ocorreram em comemoração do Dia Mundial da Voz  em 2015 e 2016, e para os alunos de música da Universidade Sant'Anna, bem como o workshop de Vozes Distorcidas organizado pelo Vocal SP.

O objetivo deste site é repassar o que aprendi e o que ainda vou aprender sobre canto. Histórias, experiências, reflexões acerca da pedagogia vocal, dúvidas dos alunos ou interessados no assunto e mitos e lendas que rondam essa arte.

Você ainda encontra mais informações em minha página no Facebook facebook.com/aulasdecanto