quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Dicas de Saúde Vocal - Parte 2


Mais alguns fatores que podem interferir na performance e saúde da voz.

Pigarrear
Assim como a tosse seca, o pigarro é encontrado em indivíduos com problemas vocais. Pigarro e muco viscoso (saliva grossa) são sinais de má hidratação, tendo como remédio o consumo de água. Imagine a água como o óleo do motor de um carro, você sabe o que acontece quando ele acaba...
O atrito do pigarro e da tosse seca são agressões para as pregas vocais, podendo causar nódulos (calos) e outras alterações.
Quando houver a necessidade recomenda-se inspirar profundamente pelo nariz e deglutir, auxiliando o deslocamento da secreção na área vibratória das pregas vocais.

Competição Sonora, Gritar
É resposta à poluição auditiva. Em locais muito barulhentos ou com som alto, como metrô, ônibus, bares, shows, etc. temos o instinto de aumentar a intensidade vocal, o volume da voz, chegando aos gritos para podermos conversar. Tal comportamento acaba agredindo as pregas vocais, podendo causar sérios danos.
Muitos cantores acabam roucos nos dias seguintes às apresentações não por causa do canto, mas por causa das "conversas" nos bares antes e/ou depois de atuarem.
O grito pode ser algo exporádico também. Quem nunca gritou gol, reclamou, xingou, esbravejou e depois ficou rouco?

Sussurrar
O sussurro é contraditório. Foram verificadas duas formas de sussurrar: uma com muita tensão nas pregas vocais, e outra sem contato algum, infelizmente só um exame poderia dizer como cada um faz.
O sussurro com tensão aumenta o esforço para a produção da voz, pois bloqueamos a vibração das pregas vocais por meio da constrição da laringe. Se quiser falar baixo, diminua o volume da voz, ao invés de sussurrar, é mais seguro do que tentar adivinhar de qual forma estamos fazendo, certo?.

Postura Inadequada
Já falamos sobre postura, mas é um dos fatores de risco para a saúde da voz. Seus desvios devem ser evitados pois limitam e dificultam a produção vocal e respiração correta, tais como: cabeça inclinada para os lados, projetada para frente (muito, mas muito comum), para trás, tensão na face com articulações travadas, contração das sobrancelhas, pescoço com músculos saltados, peito comprimido, ombros erguidos ou para frente e bloqueio da movimentação corporal, principalmente cabeça, ombro e braços.
Uma má postura sobrecarrega regiões que deveriam estar livres, obrigando-as a auxiliarem na sustentação do corpo desalinhado, como pescoço e ombros, que estão diretamente ligados à musculatura da laringe, dificultando seu trabalho de produção vocal.

Alergias
Alergias nas vias respiratórias, como bronquite, asma, rinite, laringite, etc. podem causar edemas (inchaços) nas mucosas respiratórias, dificultando sua livre ação e a presença constante de pigarro pode levar a uma irritação direta da laringe.
Nos palcos, principalmente os mais antigos, com suas cortinas, carpetes, materiais cenográficos, madeiras cheias de umidade, poeira, fumaça e demais ornamentos, as chances de uma crise alérgica são enormes.
Pessoas com disposição alérgica devem evitar o contato com os agentes alérgenos e seguir as orientações médicas, reduzindo a frequência de suas ocorrências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário