sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Dicas de Saúde Vocal - Parte 4

Termina por aqui a lista dos fatores que podem afetar a qualidade da voz. Caso tenha dúvida sobre algo que não mencionei comente que ajudo no que puder.

Falar ao telefone
Falar ao telefone é perigoso? De certa forma sim. Já percebeu que sua voz muda quando está ao telefone? Isso por que ele corta as frequências graves e agudas, modificando o timbre e dificultando a compreensão do que se fala. A tendência é de aumentar o volume da voz, normalmente gerando maior impacto na mucosa das pregas vocais. Quem não conhece pessoas que gritam quando dizem alô?
Quando estiver ao telefone lembre de manter uma postura adequada, que facilite a boa respiração, articule bem as palavras e mantenha o volume moderado. Assim não haverá risco para a voz.


Ar-Condicionado
O ar condicionado em si não é nocivo à voz, mas ele resseca o ar, e pode ressecar a garganta e agredir a mucosa das pregas vocais, o que aumenta o esforço para a produção da voz. Mas se você estiver bem hidratado não haverá problemas por causa disso.
O aparelho deve estar sempre limpo para evitar que partículas nocivas se acumulem no ar, prejudicando quem possui problemas respiratórios e alergias.
Outro fator importante sobre o ar-condicionado é o risco de choque térmico, que ocorre quando se passa de um ambiente quente para um local refrigerado em excesso ou vice-versa, situação comum em escritórios, salas de estúdio, metrô, etc. Esse choque térmico pode causar edemas e aumento de produção de muco.

Vestuário
Roupas apertadas nas regiões do pescoço e abdômen limitam o movimento dessas regiões, dificultando a respiração e a livre ação do trato vocal. Sapatos de salto alto prejudicam a postura impedindo que o corpo fique em posição ereta e relaxada.

Esportes
Natação e caminhada são muito recomendadas por ativar o corpo e melhorar a respiração. Pilates e alongamentos dão maior resistência, elasticidade, melhoram o condicionamento físico, e postura, a yoga ainda trabalha bastante a respiração e relaxamento. São boas atividades suplementares para melhorar os cuidados com o corpo, que podem acabar influindo na voz, como no caso da postura.
Exercícios que envolvam movimentos violentos com os braços como tênis, basquete, levantamento de peso, boxe, vôlei, remo, etc. centralizam a tensão muscular na região do pescoço e podem atrapalhar o canto pela tensão e enrijecimento gerados na região dos ombros e pescoço.
Exercícios de esforço muscular não devem ser associados à fala, como em aulas de aeróbica ou artes marciais pois quando fazemos exercícios a respiração se torna mais profunda e intensa, nessa situação as pregas vocais encontram-se afastadas para o livre fluxo de ar, para falarmos ou cantarmos elas devem se aproximar, provocando um esforço extra, prejudicial. Evite ao máximo conversar durante os exercícios, nessa hora você deverá se concentrar em manter-se respirando.

Alterações Hormonais
Distúrbios vocais podem ser notados em fases de alteração hormonal no corpo humano, como durante a fase de muda vocal do menino (por volta dos 13 anos) quando a estrutura vocal se altera, ganha massa e a laringe desce.
A menopausa pode engrossar a voz feminina. Homens na terceira idade têm a tendência de ter uma voz mais aguda.
No período pré-menstrual pode aparecer rouquidão, voz grossa ou cansaço vocal, consequência do inchaço das pregas vocais.
Recentes estudos sugerem que pílulas anticoncepcionais estabilizam a produção vocal por controlar os níveis hormonais da mulher (AMIR, KISHON-RABIN, 2004), mas é sabido também que testosterona afeta a voz feminina, bem como hormônio feminino afeta a masculina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário