terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Para quem quer realmente conhecer a Voz

Gostaria de começar o texto de hoje com meus votos de um ótimo ano de 2013 a todos vocês meus amigos, alunos e leitores do Estúdio de Voz. Que ele seja repleto de muitas realizações e objetivos conquistados, de muito estudo e avanço, não só no canto, mas em todas as áreas da sua vida. O artista tem que ser completo, tem que ter a técnica e o espírito em harmonia, e é isso que desejo a vocês.


E vamos inaugurar 2013!

No final de 2012 fui aceito para cursar o FIV, uma pós graduação em voz profissional e artística, e é disso que quero falar hoje.
Esse é um post feito para aqueles que querem entender e saber como e o que trabalhar na voz de maneira mais completa e eficiente. Para cantores e também professores de canto (agradeço demais o apoio de todos vocês).

Como eu sempre digo: se sua área é canto (mas serve para qualquer área), você deve se especializar nisso, deve estudar e se aprimorar constantemente, da mesma forma que médicos, engenheiros, jogadores de futebol, chefs de cozinha, bailarinos, etc. fazem. Se você é professor de canto então, tem que buscar sempre formas mais eficazes de desenvolver seus alunos, pois é pra isso que eles procuram você.

O curso em questão, uma pós graduação Lato Sensu, de Formação Integrada em Voz (FIV), mescla as áreas da saúde, ciência e voz, e tem como objetivo instrumentalizar o profissional da área, incluindo professores de canto e cantores, com técnicas e conhecimento avançado na voz profissional. Não é um método de ensinar a cantar ou nada do tipo, mas vai proporcionar ferramentas para identificar o que faz ou não sentido. Tendo isso, você saberá julgar o que é bom ou ruim para seu aluno ou sua própria técnica vocal.

O FIV, é organizado pelo CEV – Centro de Estudos da Voz, um dos institutos de ensino e pesquisa em voz mais renomados no planeta, coordenado pela Dra. Mara Behlau, unanimidade na área, e que tem um currículo extenso demais para escrever no blog, mas que você pode pesquisar AQUI.
Além dela, outros profissionais de altíssimo nível integram o corpo docente e de apoio do curso, como Glaucya Madazio, Paulo Pontes, Beth Amin, Guilherme Pecoraro, etc.

Fiquei muito feliz por ter passado no processo seletivo do curso, que é bastante concorrido, e recomendo a todos os profissionais ou interessados na área a buscarem essa especialização. Seus alunos e você agradecerão o conselho.

Busque sempre aprender e estudar, por mais experiência ou por melhor que seja, ou se ache, você não sabe de tudo, sempre existirá alguém que pode ensinar algo, não fique preso em um casulo formado por “já sei isso” e “já fiz aquilo”.

Mais informações sobre esse curso e muitos outros no site e na página do facebook do CEV.

Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário