quarta-feira, 20 de março de 2013

O melhor exercício para aquecer a voz

Constantemente ouço a seguinte pergunta: “Vou cantar amanhã, qual o melhor exercício usar para aquecer a voz?”.

Como se responde uma questão cheia de “se” e “depende”, como essa?

Antes de saber qual o melhor exercício, é preciso saber o que você quer fazer.
É como chegar na academia e dizer: “Estou aqui para me exercitar, por onde começo?”. O instrutor vai querer saber qual seu objetivo, se é condicionamento físico, definição estética, fortalecimento, etc. vai querer saber se você é atleta, se tem algum problema, e fará uma avaliação física pra ver como responde seu corpitcho ao esforço. Ou um bom instrutor deveria fazer isso.

Pois um bom professor de canto também precisa saber disso, precisa saber qual seu objetivo, o que você quer cantar e em que nível quer fazê-lo, e principalmente, o quanto você está disposto a se entregar a essa atividade. Um cantor profissional da Broadway terá a mesma necessidade de alguém que canta no luau? Jamais. Uma pessoa que canta desde os 5 anos e vem de uma família onde até o papagaio é afinado estará no mesmo estágio que um aspirante a cantor que não canta nem no chuveiro? Dificilmente. Os dois podem cantar bem? Já discuti esse assunto AQUI e vimos que sim, é possível, mas tudo ao seu tempo.

Cientes dos “dependes” estruturais, vamos aos “dependes” momentâneos.

Então você não treina, nunca fez um exercício vocal e agora arruma um show e quer algo pra aquecer. Legal, por quê? Por que disseram que aquecer é importante?
Fiz um breve texto sobre a importância do aquecimento AQUI, falando que ele serve para relembrar os aspectos técnicos, ativar a concentração, preparar o corpo, alongando e relaxando e mudando os ajustes da voz falada para a voz cantada, mas esse treino tem que ser um hábito. Qualquer exercício vocal mal feito não vai te trazer benefício algum, pelo contrário, pode prejudicar totalmente sua voz. Pode causar lesões, tencionar músculos, criar barreiras psicológicas, etc.

Qual seria então o melhor exercício para aquecimento?

A resposta ideal:
  • Exercícios que tranquilizem o ritmo respiratório e preparem os músculos envolvidos na respiração para o uso mais complexo do canto.
  • Exercícios que diminuam ou eliminem a tensão nos ombros, pescoço e musculatura extrínseca da laringe (aquela que está em volta dela).
  • Exercícios que preparem o trato vocal e articulação para o uso mais intenso.
  • Exercícios que relembrem as sensações de ressonância que serão usadas na performance.
  • Exercícios que alonguem as pregas vocais, deixando você pronto para executar as variações de registros que forem necessárias.


A resposta prática: Faça o que você está acostumado a fazer e que você sabe que dá certo. Show não é hora de inventar. Mantenha-se hidratado e tranquilo para fazer o que tem que ser feito. Se não der resultado talvez o que você está acostumado a fazer não sirva e você precise aprender coisas novas, e esses aprendizados devem se tornar habituais e não apenas algo que “disseram que é legal antes de cantar”.

Se for possível você fazer um aquecimento com um profissional te orientando, certamente isso surtirá efeito positivo, mesmo que nunca tenha feito nada antes, pois ele deve saber o que e como você vai trabalhar nesse aquecimento. Tentar sozinho sem saber como fazer, apenas com uma lista de exercícios não o ajudará em nada. 

Não se iluda ou busque atalhos, procure sempre o caminho certo para trabalhar sua voz, esqueça o “fácil e rápido”, aposte no “trabalho e dedicação”, sempre funciona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário