segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

A pessoa que vai te transformar em um grande cantor

Já comentei aqui no blog sobre o importante papel do professor de canto, e como ele deve buscar cada vez mais e mais informação para poder ajudar seus alunos nessa função que mexe com a saúde e autoestima de cada um. Agora é hora de falar da pessoa mais importante em uma aula de canto, aquela que vai transformar uma voz crua em um instrumento refinado e capaz dos mais variados efeitos e sonoridades, você.

Vamos começar do início.

Atualmente existem diversas maneiras de buscar informação sobre canto. Vídeos na internet mostram exercícios para desenvolver diversos aspectos da voz, e alguns têm um conteúdo muito rico e bem embasado, outros me dão uma dor no coração só de saber que existem. Alguns professores vendem “pacotes”, com exercícios para todo tipo de trabalho vocal, pra você estudar seguindo-os. Creio que eles têm sim sua utilidade, mas limitada ao que você é capaz de identificar como adequado ou não. Existe ainda a literatura, com livros de métodos com CDs, DVDs, etc.. E lógico, existem os professores de canto. Seja qual for a forma escolhida, o que você deve fazer segue os mesmos princípios.

Você pode escolher um professor de canto barato que dê aula na esquina de casa, um famoso que cobre super caro e dê aulas na casa do aluno, professores preocupados com ciência vocal, professores que tenham formas de ensinar mais empíricas e voltadas a sensações e imagens, professores que tenham um estúdio longe, professores que deem aula por Skype, etc. As opções são inúmeras. Como escolher?
Não existe um método de canto que seja O MELHOR. Existem formas diferentes de trabalhar o canto, com resultados e objetivos diferentes, partindo de entendimentos específicos de se trabalhar, se à partir de registro vocal, ressonância, etc.. Mas uma coisa é certa, um bom professor de canto é aquele que está sempre atrás de entender e conhecer coisas novas, de saber mais e de se preparar melhor, aquele que mesmo depois de 40 anos de aula ainda estuda, como alguns que foram meus colegas na pós-graduação, que mesmo depois de carreiras consolidadas continuam tentando se aprimorar. Porém, são minoria, e aí você precisa descobrir isso de alguma forma. Se o método dele será o melhor pra você, aí já é outra história, cabe experimentar e então ficar com ele, respeitar suas opiniões e acreditar em seu trabalho, o resto é com você.

Ah, se esse cara que te dá aula disser que você não tem futuro, fuja dele, o que falta pra essa pessoa é recurso e conhecimento de diferentes abordagens pra fazer você superar suas dificuldades.

Ok, você pesquisou e encontrou o professor mais adequado ao que você quer, seja ele o mais perto, o mais barato, o mais famoso, o mais divertido, o que dá aula pela internet (muitas vezes a única opção para quem mora em lugares onde não encontraram bons profissionais), o que dá aula do método X que artista Y usou e você é fã dele, ou o que falou tão bem que pareceu que entende. Qualquer um desses pode ser ótimo ou péssimo, você descobrirá em alguns meses, mas só vai poder avaliar a qualidade do mestre se fizer sua parte.

Você vai pra aula de canto, está todo empolgado, mas não esqueça de uma coisa importante, aliás, várias coisas importantes. Tome cuidados com sua higiene vocal. Aqui no blog tê alguns artigos sobre Saúde Vocal (ver menu ao lado), com coisas que podem ou não fazer mal pra sua voz e atrapalhar a aula. Evite o que precisar ser evitado, faça o que deve ser feito. Vá preparado para a aula, não vá de qualquer jeito, dispense a feijoada, não use o seu espartilho mais apertado. Chegue na hora, preparado e disposto.

E durante a aula... Sempre digo a meus alunos que eles precisam saber o que querem fazer em cada exercício, e pensar nisso o tempo todo enquanto estiver estudando. Se você tem um problema de tensão na mandíbula, língua “preguiçosa”, respiração fraca, etc. Você precisa trabalhar esses pontos sabendo onde quer chegar e como quer chegar lá, é papel do professor mostrar essa parte, é seu papel focar no que está fazendo e se empenhar. O treino técnico é treino técnico, faça-o bem para não ter que se preocupar com isso quando for cantar pra valer, aí a técnica terá sentido e terá cumprido sua função "libertadora".

Um vocalize pode ser usado das mais diferentes formas, com os mais variados objetivos, e a cada repetição dele, se você não se dedicar nunca sairá do lugar, por melhor que ele o seja ensinado. Não faça de qualquer jeito, você estará perdendo tempo, dinheiro e possivelmente adquirindo vícios difíceis de corrigir posteriormente.

É como aquelas pessoas que vão pra academia e ficam escrevendo no celular enquanto estão na esteira, sem se preocupar com a postura, o jeito que andam, etc. Estão apenas “cumprindo tabela”, essas pessoas vão sair da academia dizendo que não faz efeito nelas. Pode acontecer o mesmo com um aluno de canto se ele, durante a aula, cantar sem se preocupar com o que está fazendo, com a postura, com os pontos que precisam ser melhorados, como a forma que está executando cada frase, etc..

Maravilha, você tem um bom professor, você estuda pra valer nas aulas, e em casa? Você treina? Você segue o programa desenvolvido pelo seu professor?
Eu costumo gravar as aulas com meus alunos para que eles possam ter o material para estudar baseado em suas dificuldades particulares, e fica a critério de cada um estudar ou não, de acordo com suas possibilidades, anseios artísticos, necessidade e desejo. Ao longo dos meses eles podem saber exatamente cada aspecto vocal que foi trabalhado, e o que teve mais ou menos sucesso, pois terão tudo registrado. Mas o importante é, em casa, ter a mesma atenção e vontade que teve em aula, aumentando a qualidade no que faz gradualmente, e pouco a pouco, ir se tornando o cantor que quer ser.

Aí vem o último passo. Eu tenho um professor genial, eu estudo com afinco nas aulas e em casa, falta só uma coisa, dar tempo ao tempo.
Sim, por mais que você seja CDF, você está trabalhando com cérebro, músculos, emoções, não apenas com arte, lirismo, amor traduzido em sons, etc., e essas coisas precisam de tempo, prática e repetição para aprenderem e crescerem. Não adianta depois de 3 meses de canto dizer que não serve pra coisa, por que em 3 meses você é incapaz de aprender bem qualquer atividade humana que necessite de refinamento. E não se incomode por que seu amigo começou a cantar junto com você e pega as coisas mais rápido, tempo cada um tem o seu e facilidades também, portanto, persistência tem que ser individual da mesma forma.

Vá com calma e evolua sempre, uma hora você estará fazendo coisas que nunca achou que fossem possíveis, simplesmente por que você não desistiu e se esforçou.

Treinamento adequado e constante não trará nada além de sucesso, acredite.


O maior responsável por você, é você mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário