Muito se fala do trabalho integrado entre os diversos
profissionais da voz e de como eles podem atuar no desenvolvimento e cuidado da
voz de um cantor, mas em muitos momentos não está claro quem deve, ou pode, fazer
o que.
Existem as profissões citadas no título e outras que podem
entrar e contribuir muito, como quem vai cuidar do corpo, da alimentação e da
mente do artista, mas vou falar apenas dos que lidam diretamente com a voz.
Na minha visão, mais do que a profissão que cada um exerça,
é importante entender o papel de cada um, pois isso vai determinar a formação que épreciso ter. Existem 3 campos onde esses profissionais
podem atuar: habilitação, reabilitação e direcionamento artístico.
Habilitação é o ato de tornar alguém capaz de fazer algo,
reabilitação é pra quando esse alguém deixa de fazer o que sabia e precisa
retomar, e direcionamento artístico vai trabalhar as estéticas específicas e
nuances de interpretação e repertório que será executado.
E onde entram as 4 profissões nessas 3 áreas?
Pois é, um dilema matemático. Existe um trabalho de 2 excelentes
professores e pesquisadores, o americano Brian Gill e o austríaco Christian
Herbst, que acredito que resolve esse dilema, e vou me inspirar nele para
comentar aqui.
Esses 3 papéis podem ser divididos em: Construção da Voz, Preparação
Vocal e Reabilitação.

O papel de construção da voz pode ser realizado
por um professor de canto que entenda profundamente de fisiologia da voz,
acústica e ciências da voz em geral ou por um fonoaudiólogo que seja
especialista em voz e entenda de música e das necessidades de cada cantor em
cada tipo de repertório. Essa pessoa será como o luthier, responsável por ensinar
o cantor a acionar mecanismos e comportamentos vocais, ter condicionamento,
resistência, flexibilidade e ser capaz de produzir diferentes ajustes de voz. É
ele que ajuda o cantor a ampliar a extensão vocal, alternar timbres,
realizar efeitos como ornamentos e distorções vocais. Este tem que ser capaz de transformar completamente a voz de um cantor, iniciante ou profissional.


Seguindo essa ideia fica muito mais fácil entender como cada
um auxilia o trabalho do cantor. O cantor precisa desses 3 papéis, que as vezes
pode ser feito por 2 profissões e as vezes pode precisar de 4 ou até mais, dependendo de cada caso.
No fim, ainda sobra o principal, o próprio cantor. Este deve
procurar as pessoas que mais se identificar, tentando driblar as tentações do
marketing fácil e se empenhando para fazer com que cada um desses momentos seja
o mais proveitoso possível, se dedicando aos estudos e treinos ou à
terapia, pois profissional da voz ainda não faz milagre 😉
Você sabe de qual precisa?
Esse meu amigo sempre mandando bem ...
ResponderExcluirPerfeito!!!!
ResponderExcluirSou sua fã 😉
ResponderExcluirPerfeito, sou professora de canto e sempre explico isso para meus alunos, que cada profissional tem seu papel na vida do cantor.
ResponderExcluirTodos são importantes para o desenvolvimento do canto
Bom dia! Sou fonoaudióloga e o texto tem erros.
ResponderExcluir1. Quem tem formação para entender de "fisiologia da voz, acústica e ciências da voz" é o fonoaudiólogo APENAS.
2. Ajustes de trato vocal só podem ser realizados por um FONOAUDIÓLOGO, logo, o unico profissional que pode fazer isso aqui - "Este tem que ser capaz de transformar completamente a voz de um cantor, iniciante ou profissional." e "acionar mecanismos e comportamentos vocais, ter condicionamento, resistência, flexibilidade e ser capaz de produzir diferentes ajustes de voz. É ele que ajuda o cantor a ampliar a extensão vocal, alternar timbres, realizar efeitos como ornamentos e distorções vocais" é o fonoaudiólogo APENAS.
3. No papel de reabilitação, o professor de canto pode APENAS orientar o cantor a procurar um fonoaudiólogo. O professor de canto não tem formação para ser apto a "auxiliar, ajudando, sob orientação, o cantor a utilizar a voz sem que isso o cause danos, ou dificulte sua recuperação"
4. O dianóstico de disturbios vocais é feito também pelo FONOAUDIÓLOGO.
É preciso ter cuidado ao produzir um material assim com tantas afirmações equivocadas. Antes de produzir um material público, precisamos conhecer as profissões, seus códigos de eticas e regulamentações. Produzir material é de grande responsabilidade.
fica meu convite para discutirmos esses temas
ExcluirVai ser excelente a discussão, pois que realmente, não é somente os.fonoaudiologos que tem formação para entender fisiologia da voz, acústica, etc. Tanto o canto ou p bacharel.em.regencia r outros instrumentos, possui em sua formação a acústica. Enfim.
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