quarta-feira, 19 de março de 2014

Como aprender a cantar rock?

Mais um tema abordado durante o 1º Congresso Brasileiro de Profissionais da Voz Rock, a diferença entre técnica vocal e estética vocal.

Entendamos técnica vocal como o controle do instrumento voz, saber dominar os ajustes musculares que formam os regristros, o trato vocal, que cuida das ressonâncias, a respiração, etc., toda a parte mecânica de como produzir os sons. A técnica vai dizer o que você consegue fazer com sua voz.
Já a estética vocal é o grupo de ajustes que serão escolhidos de acordo com a música ou gênero que você vai cantar, ex: pra cantar Bossa Nova, a voz costuma ser mais leve, muitas vezes soprosa; No power metal, você cantará notas agudas mas sem produzir um falsete tradicional, é preciso utilizar uma configuração muscular mais potente (não em volume); Cantando sertanejo um ajuste mais agudo e metalizado; Thrash você vai usar drives o tempo todo. Portanto, enquanto a técnica é tudo o que você pode fazer, a estética é tudo o que a música pede pra você fazer.

Alguns cantores possuem técnica específica para cantar apenas um tipo de estética, outros são mais flexíveis, vai depender da vontade de cada um treinar apenas o suficiente ou buscar mais opções, assim surgem aqueles que se destacam em seus estilos, fazendo coisas não habituais e inesperadas.

A diferenciação acima foi apenas para introduzir a verdadeira intenção do post, que é a de descobrir como os professores de canto têm trabalhado a técnica vocal para a estética do rock e estilos derivados (metal, punk, thrash, hardcore, etc.) com seus alunos.

Para isso, desenvolvi uma pesquisa, com ajuda do time de estrelas do CEV - Centro de Estudos da Voz, para conhecer e verificar o que os professores ensinam aos seus alunos rockers, sua formação, qual o ponto de vista deles sobre a voz, suas metodologias, como buscam informações e quais as perspectivas para a prática.

Portando, se você é um desses professores, ajude-nos, preencha a pesquisa, é de graça e seu nome não será conhecido, levará apenas alguns minutos. Depois, divulgue para seus colegas, quanto mais opiniões colhidas, melhor será a análise, e mais material poderá ser produzido.
Se você é aluno, mostre isso para seu professor e conhecidos.

Clique no link abaixo e deixe sua opinião e visão sobre a voz no rock.

http://goo.gl/GxuKb8

Agradecimentos ao pessoal que está ajudando a divulgar:
Todos do 1º Congresso de Profissionais da Voz Rock
Portal do inferno
Metal Militia Web Radio
E o pessoal no facebook que curte e compartilha.

Obrigado!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário