sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

A voz não é invisível

Workshop de tecnologias aplicadas ao canto, que ensina cantores, fonoaudiólogos e professores a utilizarem programas de análise acústica em tempo real para que aulas, treinos e clínica tenham resposta prática e visual.

Ver a Voz nasceu do interesse dos professores de canto que necessitam de ferramentas objetivas demonstrarem aos alunos seu desenvolvimento de maneira concreta e foi pensado a partir da prática e experiência do professor e pesquisador Mauro Andrea sobre o tema e de como essas tecnologias são aproveitadas por preparadores vocais de ponta no mundo todo.

Com a divulgação do curso, surgiu o interesse de fonoaudiólogos, otorrinolaringologistas e pesquisadores de voz cantada em participar, e o Ver a Voz foi direcionado também para esses profissionais, com informação útil na habilitação ou pesquisa de canto.

Hoje em dia são raros os cantores que têm um acompanhamento diário de seus treinos, e ter um feedback visual possibilita que sejam mais objetivos e claros, com resultados visiveis na tela em tempo real, facilitando a vida tanto de cantores que estudam sozinhos quanto os que fazem aulas poucas vezes por semana ou por mês.

As práticas descritas no curso são aplicáveis a todos os tipos de canto, gêneros e técnicas musicais. 

Assuntos como: afinação, controle de passagem e de registros, controle de ressonância, pressão subglótica (apoio), precisão de ataques vocais, fraseado, legato e sustentação de sons, vibrato, articulação de vogais e até mesmo distorções vocais são facilmente trabalhadas com precisão com essas ferramentas.
Outras possibilidades de uso são comparações entre vozes, comparação pré e pós intervenção, análise de fonte glótica e filtro/ressonância e muito mais. 

São inúmeras as possibilidades de uso dessas tecnologias e saber interpretá-las é essencial. 

Durante o Ver a Voz serão explicados de forma prática e acessível conceitos importantes de acústica vocal como harmônicos e formantes, base teórica para a utilização dos softwares, e como utilizá-los na prática voltada ao estudo e ensino de canto. 

Além do programa do curso, propostas dos participantes serão discutidas para que possam aprender e tirar o máximo proveito.

Programas gratuitos (MADDE, Wavesurfer, Sopran, RTSect e PRAAT) e pagos (Voce Vista 3 e Voce Vista Video) são demonstrados em situações reais de aula e treino de canto aplicadas para auxiliar a fácil compreensão de todos os presentes.

Todos os participantes recebem o material do curso e um desconto exclusivo (50%) no programa Voce Vista Video, oferecido por seus desenvolvedores na Alemanha.
Com Svante Granqvist, desenvolvedor dos programas Sopran, MADDE, RTSect, DeCap e muitos outros

A primeira edição aconteceu em São Paulo e teve lotação máxima e a participação de alguns dos maiores cantores, professores de canto, fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas do Brasil.









Em 7 de abril tivemos a primeira edição em Belo Horizonte/MG, com organização da fonoaudióloga Juscelina Kubitscheck da Innovare.

Foi um curso completo de um dia inteiro com muitas práticas de como aplicar os conceitos das acústica vocal na voz cantada. 

Foi incrível ter a participação de fonos, professores de canto e do fantástico  cantor Leny Jay, cover de Michael Jackson, que teve pela primeira vez sua voz analisada nos mínimos detalhes. Com o auxílio das ferramentas apresentadas no curso deixar sua voz ficou ainda mais fiel ao do MJ. 



A segunda edição em São Paulo acontecerá no CEV - Centro de Estudos da Voz no dia 21/04. Solicite a ficha de inscrição no e-mail: cevfono@cevbr.com.br

E em julho será a vez do Rio de Janeiro receber o curso, no dia 14.

Teremos muita prática e apresentação de outras tecnologias utilizadas em cantores em treino, clínica e pesquisa.

E muitas outras novidades vem por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário