segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Aulas de canto online - ZOOM

Já falei bastante de aulas de canto pela internet or aqui, mas agora gostaria de fazer uma atualização:

Skype já era!!!

Pois é, já a algum tempo depois de anos lidando com o pesado e limitado Skype aderi ao programa que muitos recomendam nos EUA, o Zoom.

Resultado de imagem para zoom meeting

Vamos falar das vantagens:
- O programa é mais leve, consequentemente seu computador é menos sobrecarregado e a transmissão da aula é melhor
- A primeira vantagem já seria suficiente, mas tem outra ótima, no Zoom você tem um botão pra gravar direto na tela. No Skype você precisava usar um programa esterno, que muitas vezes falhava e/ou era pago. No Zoom não, é só dar o REC e assistir depois. Gravar em vídeo é uma super vantagem até sobre as aulas presenciais.

Tem desvantagens?
- Na primeira vez que você abre o Zoom você tem que configurar as entradas e saídas de áudio, pra isso, é só ir no settings e fazer os testes que ele dá automaticamente, é bem simples e não chega a ser um problema, mas foi a única desvantagem que achei (veja como abaixo).

Pra quem não conhece, vale baixar no www.zoom.us
Se você faz aula, fale pro seu professor experimentar, se você dá aula online, não perca tempo e mude já.

Se quiser fazer aulas online comigo é só entrar em contato pelo e-mail: mauro.bf@gmail.com
Além das aulas e preparação vocal tradicionais também estou ministrando consultorias de acústica vocal e uso do programa Voce Vista Video pelo Zoom, é ótimo pois serve como um grande complemento ao Ver a Voz e ao curso de Pedagogia e Ciência Vocal, já que você pode usar os programas e ver se está conseguindo entender na hora, enquanto faz na prática.

Agora um mini tutorial do Zoom

Primeira coisa é descobrir onde vc instalou o Zoom e abrir o programa
Agora vá ao Settings, ou configurações, aquele botão em formato de engrenagem no canto superior esquerdo. Nele, clique na aba Audio, no menu da esquerda. As outras abas têm opções que depois você pode fuçar pra ver se gosta de algo.

Aqui é importante perceber que cada computador vai ter informações diferente nos campos 1 e 3, não procure copiar o meu.
1 - Nome da sua saída de áudio, ou seja, seu alto falante, caixa de som, fone, interface de áudio, etc. Provavelmente já estará correto, e isso vc descobre clicando no botão da casa 2
2 - Teste de saída de áudio. Se você apertar esse botão e não tocar musiquinha volte na caixa 1 e selecione outra opção das que o programa te oferecer
3 - Nome da entrada de áudio, ou seja, seu microfone ou interface de áudio
4 - Apertando aqui ele começa a gravar seu microfone por alguns segundos e depois toca a gravação automaticamente. É só apertar e falar qualquer coisa para o programa conferir se o som está sendo captado corretamente. Caso não ouça nada depois da gravação, volte na caixa 3 e mude a opção
5 - Deixe essa caixa desmarcada, isso acaba com muitas aulas de canto. Quando o ajuste automático de volume está marcado o programa detecta qualquer som contínuo como ruído e abaixa o volume da entrada de áudio para deixar a conversa agradável... Existe aula de canto sem som contínuo? Não, então deixe esse campo desmarcado!!!

O mesmo procedimento deve ser feito na aba Video do menu à esquerda, na qual você deve conferir se sua entrada de video está correta. Se a câmera ligar e você se ver saberá que está funcionando, se não, mude a opção da mesma forma como descrito nos números 1 e 3 acima.

Agora, veja a tela abaixo, o que acontece quando você tem uma fonte de luz forte atrás de você.
Exatamente, não dá pra ver nada. O ideal é ter uma fonte de luz frontal indireta, ou seja, uma luz virada pra frente, que bata na parede ou em outra superfície e que o reflexo da luz nessa superfície te ilumine. Luz direta no seu rosto pode causar o oposto e te deixar todo branco, mas se for a única opção, é mehor que nada.

1 - Esse botão deve aparecer igual o da imagem, se não vai desligar seu áudio
2 - botão para compartilhar sua tela, muito útil para mostrar vídeos de suas apresentações para o professor, anotações de estudo num Word da vida e indispensável em consultorias de softwares como as que faço com o programa de feedback em tempo real Voce Vista Video
3 - Botão de gravar, aperte esse botão e você irá gravar a aula para estudar nos outros dias. Essencial!!

Pronto, você já sabe o que precisa para ter/dar aulas online com o Zoom.

Aproveite

Nenhum comentário:

Postar um comentário