terça-feira, 15 de maio de 2012

Aquecimento vocal

Sempre que alguém entra em contato comigo sobre aulas de canto eu pergunto se tem costume de aquecer a voz antes de aulas, ensaios, apresentações, etc., e é impressionante a quantidade de gente que não tem esse hábito ou não sabe por que aquecer a voz é tão importante.

Existem inúmeras pesquisas científicas que mostram a importância e necessidade do cantor se preparar aquecendo a voz por diversas razões, fisicas e até psicológicas.

Assim como para qualquer esporte ou atividade muscular de maior exigência, o aquecimento vocal é indispensável antes dos estudos, aulas, ensaios e apresentações. Além de nos preparar para um desempenho mais eficiente do canto ele ajuda a garantir a saúde e longevidade do nosso instrumento, a voz.
Ele proporciona os ajustes neurofisiológicos para o canto (turbina o cérebropara enviar cada comendo necessário paras as regiões corretas da produção vocal), aperfeiçoa o tônus muscular onde precisa de força e relaxa a musculatura onde precisa dealívio, e ajusta o fluxo aéreo da respiração. Além disso, estimula a propriocepção (a capacidade de sentir a si mesmo), aumenta o fluxo sanguíneo para as pregas vocais e relembra os aspectos técnicos da emissão. Além disso, muitos cantores relatam que após o aquecimento se sentem mais confiantes, concentrados e preparados para atuarem, o que é imprescindível.
Esse aquecimento da voz é feito por meio de exercícios de alongamento e relaxamento de todas as partes envolvidas no canto e no corpo, como um todo, corrigindo a postura, tranquilizando a respiração, diminuindo a ansiedade (que as situaçãoes de canto estão normalmente envolvidas) e mudando os ajustes vocais da voz falada para a voz cantada (bem mais intensa e com maior exigência).

A preparação vocal tem como objetivo uma melhora no som produzido pelos cantores, com maior qualidade harmônica (sommais cheio, mais vivo), menor sobra de ar (voz menos soprosa), maior flexibilidade para as pregas vocais se encurtarem ou esticarem (durante a produção de graves e agudos) e melhora na intensidade e articulação dos sons.

Outra coisa a ser levada em consideração é que cada cantor ou cada tipo de repertório terá necessidades e exigências diferentes, portanto, o aquecimento terá maior efetividade se for pensado individualmente e de forma específica para o que será executado.

Ao final do período de utilização da voz é importantíssimo também o desaquecimento vocal, falaremos disso depois.

Não seja preguiçoso com sua voz!!!

Um comentário: