terça-feira, 15 de maio de 2012

CoMeT 2012

Nos dias 13, 14 e 15 de abril deste ano foi realizado, pela primeira vez no Brasil, o CoMeT, simpósio do Collegium Medicorum Theatri.

O Prof Dr Hans Von Leden, em 1969, durante o IX International Congress of Otolaryngology, na cidade do México, convidou alguns médicos laringologistas com interesse especial em voz artística, particularmente cantores e atores, para fundar um grupo internacional de apoio e troca de conhecimentos na área. O saudoso Prof Renato Segre, da Argentina, sugeriu o nome Collegium Medicorum Theatri e sua abreviação CoMeT, para designar esta organização. Um collegium não é uma sociedade, mas sim um grupo de pessoas compromissadas com um propósito comum e que estabelecem uma relação de apoio e camaradagem. A organização, inicialmente composta apenas por médicos, expandiu-se como reflexo da realidade do mundo artístico, e atualmente é composta também por fonoaudiólogos, cientistas, voice coaches e preparadores vocais de diversos lugares do mundo, que prestam serviços em teatros, casas de espetáculos e conservatórios, ou que demonstram dedicação para a compreensão da complexa fisiologia e patologia da voz dos cantores e atores.

Um dos objetivos do CoMeT é encorajar pesquisas e estudos clínicos e promover troca de experiências sobre voz profissional. As reuniões deste grupo são geralmente restritas aos seus representantes; contudo, em algumas ocasiões, são oferecidos eventos abertos para disseminação de conhecimento e compreensão da realidade de um determinado país.

Em 2012, o Brasil foi contemplado com a oportunidade de sediar a reunião do CoMeT e o grupo diretivo aceitou o desafio de organizar o Simpósio do CoMeT em São Paulo, aberto ao público. Os principais temas de discussão, serão abordados em uma perspectiva essencialmente moderna e prática, incluem também a apresentação de casos e de trabalhos com grupos profissionais específicos e estão apresentados nessa programação. Estarão presentes no Simpósio do CoMeT 14 membros: Ronald Baken (Estados Unidos), Philippe Dejonckere (Bélgica), Per-Åke Lindestad(Suécia), Ofer Amir (Israel), Lucinda Halstead (Estados Unidos), Lesley Mathieson (Reino Unido), Josef Schlömicher-Thier (Áustria), John Rubin (Reino Unido), Erkki Bianco (França), Adi Primov (Israel), Matthias Weikert (Alemanha), Felix De Jong (Bélgica), Austin King (Estados Unidos) e Gu Lide (China). 

                                                           Eu entre os Drs. Ronald Baken e Per-Åke Lindestad

E foi um evento espetacular, onde alguns dos maiores especialistas em voz do planeta trocaram seus conhecimentos e nos deram um panorama de como está a pesquisa científica na voz atualmente. Foi uma experiência muito bacana onde ficou claro que estamos em um período de descobertas e experiências a respeito da voz, tudo o que temos é muito recente e muito há para se entender ainda. Creio que o melhor foi constatar que a metodologia de ensino que sigo, e que aprendi, está bastante atualizada, e é capaz de lidar com qualquer tipo de problema técnico vocal que os alunos tenham e oferecer soluções de fácil compreenção e realização. Ótima oportunidade tambám para conhecer pessoas que tem o mesmo objetivo, estreitar laços e rever amigos. Uma pena não ter visto tantos professores de canto ou cantores por lá como vi fonos e otorrinos, é nosso papel pesquisar e entender como as coisas funcionam para dar aos alunos o melhor suporte possível. 

Fiquei muito contente ao ouvir de todos os participantes, do mundo inteiro, aquilo que prego e acredito, que QUALQUER UM É CAPAZ DE CANTAR, só precisa de dedicação, paciência (responsabilidades dos alunos) e treinamento adequado (responsabilidade minha e dos professores de canto).

Você encontra detalhes da programação e das palestras no site do CEV - Centro de Estudos da Voz

Nenhum comentário:

Postar um comentário