sexta-feira, 24 de julho de 2015

Formantes, ressonâncias, sintonização de vogais. Como utilizar? Parte 1

Antes de começar a seguir o texto abaixo, assegure-se de ter lido ESTE AQUI SOBRE ARTICULADORES E ESTE AQUI SOBRE ACÚSTICA. Pois o tema de hoje é bastante complexo e um conhecimento prévio vai facilitar as coisas. Existem livros inteiros sobre o tema e tentarei expor pra vocês aqui no blog. Qualquer dúvida, manda aí embaixo.

Recapitulando brevemente: Nosso trato vocal é repleto de estruturas maleáveis, que se movimentam constantemente alterando seu formato, criando ou estreitando espaços através dos articuladores (língua, lábios, mandíbula, véu palatino, faringe e laringe). Cada espaço, ou cada formato, amplifica ou abafa diferentes as frequências geradas pelas pregas vocais de maneira particular, e as que são amplificadas com maior eficiência são chamadas de formantes pela ciência vocal e ressonância pelo canto.
Ou seja, cada posição de boca, faringe, altura de laringe, etc. ressoa com maior intensidade algumas das ondas sonoras produzidas pelas pregas vocais quando estão com uma forma e menos outras ondas, e esse cenário se modifica a cada novo formato do trato vocal.

Lembra da série harmônica? Emitimos uma nota e ela vem acompanhada de muitas outras frequências múltiplas mais altas. Nossos formantes vão pegar essas frequências e amplificá-las, modificando violentamente a característica do som que estamos emitindo e até afetando o modo de vibração das pregas vocais abaixo. 
Helena Daffern and Jude Brereton
O som é uma série de variações na pressão de ar, como pulsos de grande pressão alternando pulsos de baixa pressão. Quando cantamos uma nota, o pulso de ar passa pelas pregas vocais e chega ao trato vocal, podendo ser direcionado para fora, ou jogado de volta para dentro, de acordo com cada formato escolhido. Segundo o prof. Dr. Johan Sundberg, uma pressão que retorne no momento indevido da vibração das pregas vocais, pode paralisar sua vibração. Percebe-se aí a importância de trabalhar bem essa parte para ter a voz soando como desejado.
Foto do livro Ciência da Voz, de Johan Sundberg, tradução por Gláucia Lais Salomão
Recapitulando a acústica vocal: Emitimos uma nota fundamental, a nota que queremos cantar, além dela, inúmeros sobretons, chamados de parciais, e a alguns deles são harmônicos. Harmônicos são frequências múltiplas da nota fundamental, por exemplo, cantando uma nota Lá 2, que equivale normalmente a 220Hz (200 ciclos de vibração das pregas vocais por segundo), seus harmônicos estarão a 440Hz, 660Hz, 880Hz, e por aí vai.
A imagem do som
Na próxima pare deste texto, como cada formante é criado no corpo, e como moldá-los. CLIQUE AQUI PARA VER

Nenhum comentário:

Postar um comentário