domingo, 20 de dezembro de 2020

Shaker para aquecimento da voz! Funciona?

 

Shaker para aquecimento e treino vocal em aula de canto.

Olá! Aqui é Ian Gonçalves e irei falar um pouco sobre esse aparelho tão usado recentemente nos exercícios de canto.

Esse ano foi publicado por Anne-Maria Laukkanen, Jaromír Horáček e Vojtěch Radolf um estudo chamado SHAKER: PRELIMINARY OBSERVATIONS OF A POTENTIAL DEVICE FOR VOICE TRAINING AND THERAPY.

Basicamente, a proposta era investigar e observar os efeitos do Shaker em aquecimentos vocais. Será que é perigoso? Será que tem alguma vantagem ao usar ele pra cantar? É algo permitido só para fono?
    

Exercícios de Trato Vocal Semi Ocluído. O que são?

O foco deste post, especificamente, não será para aprofundar na definição de “trato vocal semi-ocluído”, mas é importante colocar pelo menos alguma explicação pra você, que está lendo, ter uma noção do quão maravilhosos são esses tipos de exercícios vocais.
O nome já explica bem o que o isso envolve: “Exercícios com a boca quase fechada”. Isso resume de forma bem superficial, mas por enquanto basta.

Boca quase fechada? Como assim? Bom... Você já deve ter feito algum aquecimento com vibração de língua, canudo na água, canudo no ar, ou cantado com um loooongo /Vvvvvvvvvv/ alguma vez na vida.


Esses exercícios são feitos de forma a colocar algum “obstáculo” na saída da voz.  Ao invés de cantar uma nota com o bocão aberto, você precisa cantar essa nota e ainda fazer os lábios vibrarem, ou produzir bolhas com um canudo dentro de uma garrafa, etc.

E qual a utilidade disso, afinal? Pra que que eu vou querer treinar balançando lábios se na hora do show  eu vou é abrir o bocão?

Bom, esse tipo de exercício é pra ser usado em treino e aquecimento, não em performances (mas isso também não está proibido, apesar de ser meio estranho hehe). Quando você faz uma nota com a boca semi ocluída, uma pressão é formada na saída, fazendo uma força de volta, contra a prega vocal (literalmente uma pressão de trás pra frente). 

Cada tipo de semi ocluído gera um nível de pressão de volta. Existem diversos tipos deles e cada um, por ter um efeito único, pode ser usado para fins únicos também. Por isso é importante ser orientado por um profissional capacitado nesse tipo de técnica, para não fazer nada errado, prejudicial, ou à toa.

Essa pressão dentro da boca que o exercício gerou faz com que a prega vocal consiga vibrar mais fácil e com menos atrito, sendo um ótimo treino de técnica, extensão, condicionamento, drives, etc, pois ele te faz treinar uma função com economia de atrito.

Segundo Marcelo Saldías e Marco Guzman (2020) num artigo sobre os efeitos imediatos dos exercícios vocais com canudo na água, um exercício de trato vocal semi ocluído reduz o nível de esforço mínimo necessário pra produzir um som. 

Isso foi chamado por eles de “economia vocal”. Eles também disseram que, após uns minutos de treino usando este tipo de exercício (“canudo na água” no caso da citação que acabei de usar), os efeitos dele tendem a ir para a voz cantada.
Ou seja, após um tempo de exercícios usando esse tipo de técnica, você pode abrir o bocão e aproveitar seus efeitos agora sem o canudo, ou shaker, ou lábios vibrando.

Uma das conclusões do artigo foi que, se o exercício de trato vocal semi ocluído, num aquecimento, leva a voz para um estado de economia vocal, ele é um tipo de aquecimento muito eficiente. Afinal, fazer o mesmo som com menos desgaste é um objetivo bastante desejável, não é mesmo?

Enfim, SHAKER!
Shaker é um aparelho que foi feito para auxiliar a tirar catarro do pulmão e da traquéia. Ele não foi desenvolvido pensando em cantores, mas nós não temos limites quando se trata de ser criativo pra inventar coisas pra treinar canto hehe


O shaker, ao ser usado como exercício de canto, se torna um “exercício de trato vocal semiocluído de dupla fonte”. E assim o nome fica maior ainda hehe
E o que quer dizer dupla fonte? Simples: Tem mais uma fonte de vibração além da prega vocal. Exercícios com o Shaker fazem com que, além de vibrar a prega vocal, a pessoa precise fazer vibrar a bolinha que tem na ponta dele.

Isso aumenta a dificuldade, pois, com um obstáculo desses é necessário mais ar. E fazer essa bolinha de alumínio vibrar não é a coisa mais fácil do mundo hehe

Logo, a missão é conseguir fazer uma nota + mandar ar suficiente pra girar essa bendita bolinha, que não é nada fácil, durante o som.

Isso já nos traz alguma ideia de como ele poderia ser útil, não?

Se é preciso bastante ar pra vibrar a bolinha, e você precisa conseguir fazer um vocalize dessa forma, já dá pra imaginar que esse exercício vai estimular um bom fluxo de ar.
Um bom fluxo de ar é também oposto a cantar com tensão e constrição.

E o que o estudo citado lá no início concluiu?

Prós:
  • Cantar com o Shaker estimula um maior funcionamento dos músculos expiratórios, pois é preciso de um apoio mais eficiente para fazer a bolinha girar com regularidade durante o vocalize.
  • Faz com que “cantar tenso” seja uma tarefa impossível (desde que use corretamente).
  • Ajuda a pessoa a cantar com a cabeça numa posição melhor, pois se sair da posição, seja pra cima, ou pra baixo, a bolinha deixa de balançar.
  • Faz com que fique muito fácil atingir agudos (pois, com a absurda redução de tensão no articulador laríngeo, se torna muito mais fácil subir para notas super agudas).
  • A voz fica mais fácil e mais “potente” após um treino com o aparelho.

Contras:

  • Pode causar um ressecamento e cansaço dos músculos adutores após um uso muito prolongado, pois o fluxo de ar é muito alto. Logo, use apenas como uma parte do treino. 

O estudo é muito preliminar, mas já foi mostrado que há benefícios em usar esse aparelho para treino e preparação da voz cantada. 
Se ele estimula um canto com muito fluxo de ar, é importante então pensar em quais técnicas se beneficiariam mais disso. Nem toda técnica vai usar um modo de fonação tão relaxado. No texto sobre os diversos tipos de semiocluídos eu vou explicar esse assunto.

E esse tipo de exercício é restrito apenas para fonoaudiólogos ou qualquer um pode usar?

Ô perguntinha perigosa. A resposta é: Não, o shaker não é restrito a fonos. E sim, qualquer um pode usar, afinal, não existe nenhuma lei proibindo alguém de soprar um canudo na água. MAS, importantíssimo, evite fazer qualquer coisa sem treinamento e instrução adequadas, pois aí o resultado pode ser qualquer coisa, menos o que você gostaria. É totalmente possível se machucar e causar danos se for usar um negócio desses do jeito errado.

Mas... Se o professor for treinado e capacitado a usar e trabalhar com esse tipo de exercício, ele tem todo o direito de aplicar em aula.
Então fica um alerta. Cuidado: Se não sabe usar, não use. Não seja auto-didata com exercícios de trato vocal semiocluído, principalmente com os que usam aparelhos. 

Eles são maravilhosos, mas busque um professor que tenha capacitação para fazer um bom trabalho com eles.

Então qual o veredicto? Ele serve para aquecimentos e treinos vocais? Foi visto que sim! Que tenhamos cada vez mais pesquisas sobre este e muitos outros aparelhos de trato vocal semiocluído.

O objetivo desse texto, que era resumir o estudo científico sobre o uso do Shaker na voz cantada e explicar de forma fácil e didática pra quê que ele serve, está cumprido. 

Nos vemos em algum outro post. Não sei com que regularidade farei esses textos, mas a ideia é resumir meus aprendizados com artigos científicos sobre ciência da voz e colocar aqui de forma simples e fácil. De vez em quando até com alguma piadinha hehe

O importante é que a ciência seja divulgada de forma responsável, com fontes, bibliografias e bastante embasamento.

Até a próxima,

Ian Gonçalves

(@IanGGoncalves no Instagram e ian.voz@icloud.com no email)




4 comentários:

  1. 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾

    ResponderExcluir
  2. Onde foi publicado o SHAKER: PRELIMINARY OBSERVATIONS OF A POTENTIAL DEVICE FOR VOICE TRAINING AND THERAPY?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É do MAVEBA, congresso em Florença, segue a referência completa.

      Laukkanen, A. M., Horáček, J., & Radolf, V. (2019, December). SHAKER: PRELIMINARY OBSERVATIONS OF A POTENTIAL DEVICE FOR VOICE TRAINING AND THERAPY. In MODELS AND ANALYSIS OF VOCAL EMISSIONS FOR BIOMEDICAL APPLICATIONS: 11th INTERNATIONAL WORKSHOP (p. 213). Firenze University Press.

      Excluir