terça-feira, 15 de maio de 2012

Cuide da sua voz, ela é única.

Recentemente me procurou um aluno para uma aula teste.

Ele se apresentou dizendo seu nome, e foi difícil entender, estava totalmente rouco.
Disse que canta na noite, toda sexta, sábado e domingo. 8 horas seguidas na sexta e no sábado e 4h no domingo, por 6 anos seguidos. Nunca fez aula, trabalhou técnica e, consequentemente, jamais fez qualquer tipo de aquecimento ou desaquecimento vocal antes e depois das longas peformances.
"Antes eu acordava ruim na segunda feira mas tinha até sexta e conseguia me recuperar, mas de uns tempos pra cá está cada vez pior" ele disse.
Obviamente o orientei a procurar um otorrino, afinal, já estava rouco há 2 meses.

É impressionante ver como profissionais não cuidam de seus instrumentos de trabalho (não apenas me referindo à música), especialmente no canto, onde a voz é usada para trabalhar e antes de tudo para a vida, a comunicação.

Nós cantores (além de atores, telefonistas, professores, etc.) utilizamos a voz de uma maneira muito mais intensa que a maioria das pessoas e precisamos saber como fazê-lo de uma forma saudável, sem provocar danos, que podem ser permanentes.

Não é normal que após uma aula, ensaio, apresentação, ou qualquer momento em que a voz tenha sido mais exigida, você saia sentindo dores, coceiras, formigamentos, rouquidão, alguns sentem até gosto de sangue na boca (cuidar disso não é frescura!!) . As vezes uma boa noite de sono recupera um inchaço ou cansaço maior (sim, os músculos responsáveis pela voz se cansam com o uso extremo, assim como qualquer outro do corpo) mas se isso se tornar uma rotina, cedo ou tarde o corpo não aguentará mais.

Se você costuma sentir esse tipo de coisa após cantar procure um especialista, veja como anda a sua saúde vocal e se tiver algo errado, descubra a causa, procure alguém que possa te ajudar a desenvolver hábitos mais saudáveis para seu canto.

Se você canta, mesmo que não sinta nenhum sintoma citado, faça uma consulta periódica, cuide do seu instrumento, pois só temos um.

Se passou por algo parecido, conte seu caso.
Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário