quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Dicas de Saúde Vocal - Parte 3

Sem dúvida, dos fatores que podem ou não influenciar a voz, o que se pode ingerir antes de cantar é um dos que geram mais perguntas.
Mas lembre-se que cada organismo responde de formas diferentes, e um copo de leite que pode deixar um cantor com pigarro pode não afetar o outro, a única forma de descobrir é fazendo o teste.

Alimentação

Nosso organismo necessita de nutrientes e água, dietas milagrosas podem afetar a quantidades deles em nosso corpo nos deixando vulneráveis, tudo o que afeta o corpo é refletido na voz.

- O ideal é consumir dois litros de água pura por dia, podemos medir a hidratação pela cor da urina, que deve ser transparente e pela viscosidade da saliva, que deve ser como água. A hidratação deve ser constante, consumindo pequenos goles durante todo o dia. Beber água deforma exagerada não tem efeito imediato sobre as pregas vocais, já que a hidratação é indireta e leva em média 2 horas para ser processada. Vai cantar? Beba água sempre, e não apenas na hora

- Goles de água durante o uso da voz limpam e hidratam o trato vocal e causam o movimento da deglutição, relaxando a laringe.

- Alimentos pesados ou muito condimentados lentificam a digestão e dificultam a movimentação livre do diafragma, essencial para a respiração, além disso, podem agravar o refluxo ou laringites.
- Chocolate, leite e derivados não são recomendados antes do uso intensivo da voz, como em aulas e apresentações, eles podem aumentar a produção do muco no trato vocal causando pigarro e afetando a ressonância, algumas pessoas têm os mesmos sintomas consumindo tipos de nozes, é preciso ficar atento. Porém, não é consenso entre especialistas que o chocolate prejudica a voz, como muito se pensava.

- Balas, pastilhas e sprays podem atenuar sensações desagradáveis, porém mascaram a dor ou esforço vocal, trazendo efeitos indesejáveis após seu efeito anestésico passar.

- A maçã é recomendada para a limpeza do trato vocal, por possuir propriedades adstringentes, ela auxilia a limpeza da boca e faringe e sua mastigação ainda relaxa a musculatura da mandíbula língua e faringe, melhorando a dicção e articulação da voz.
- Bebidas geladas podem ser nocivas pelo choque térmico, que causa uma descarga imediata de muco e em alguns casos, podem causar edema nas pregas vocais. Porém, uma linha de estudos indica que água gelada após o uso intensivo da voz pode ajudar a prevenir edemas. O importante é perceber o efeito que causa em você.

Falta de Repouso Adequado (Sono)
A produção da voz é uma função de enorme gasto energético (sim, consome calorias) e pode ocorrer a fadiga vocal após seu uso excessivo ou com muita intensidade (lembra daqueles músculos todos?). A voz sai mais fraca e baixa, com pouca modulação ar na emissão, chegando ao extremo do indivíduo parar de falar pelo esforço exigido.
Geralmente após uma noite bem dormida os sintomas da fadiga vocal desaparecem, caso persistam uma avaliação médica pode constatar lesões mais graves.
O organismo requer em média de 6 a 8 horas para recarregar as energias, uma noite mal dormida pode causar rouquidão, voz pesada e fraca pela manhã. Procure repousar adequadamente, e perceba quantas horas você precisa para se sentir descansado.
Além do sono, devemos considerar o repouso vocal, o ideal é, após o uso intensivo da voz, realizar o desaquecimento (imprescindível) e se manter em repouso vocal (sem falar) pelo mesmo tempo que sua voz foi utilizada (duas horas de repouso após um show de duas horas, 50 minutos de repouso após uma aula de 50 minutos, etc.). Nem sempre isso é possível, devemos então tentar reduzir a intensidade do uso da voz ao máximo, falando sem grande intensidade, pausadamente e com frases curtas, mantendo a articulação e exigindo pouco das pregas vocais.

Refluxo Gastresofágico
O refluxo é a passagem do suco gástrico para o esôfago em direção à boca. Podendo atingir até o nariz e banhar laringe e pregas vocais.

Clique AQUI para ver um vídeo mostrando o efeito do ácido nas pregas vocais.
Episódios ocasionais são normais, mas quando se tornam frequentes podem causar problemas como asma, lesões laríngeas, alteração no esmalte dos dentes, rinites e otites. A laringe não está preparada para a passagem do ácido e pode ficar inflamada ou irritada, causando problemas vocais.
O principal sintoma é a queimação no esôfago e azia.
Ele é favorecido por uma série de fatores: Alimentos gordurosos e condimentados, cafeína, leite e achocolatados, refrigerantes, bebidas gasosas, álcool, frituras, produtos dietéticos e cítricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário