sexta-feira, 20 de junho de 2014

Como treinar sem tempo pra treinar?

Essa é uma pergunta constante entre os cantores amadores e profissionais.

Hoje em dia perdemos horas apenas pra ir de um lugar ao outro, seja de carro, ônibus ou metrô. Grande parte dos alunos se dedicam ainda a algum outro tipo de profissão, e muitos estudam em escolas, faculdades e cursos de todos os tipos. Sem contar a vida familiar, social e distrações como redes sociais, seriados, etc..
Com a vida cada vez mais atarefada e cheia de transtornos cotidianos, são poucos aqueles que conseguem arrumar tempo pra treinar canto e técnica vocal, e sabemos que somente treinando e praticando conseguimos nos tornar bons cantores. Nesse cenário apocalíplito, como conseguir desenvolver a voz?

A primeira coisa é analisar como está a vida, quais momentos estão ocupados com atividades indispensáveis, como: emprego, educação, transporte, sono, alimentação, shows, etc.
Tente colocar no papel, fazer uma agenda, a do Google pode ser bem útil, assim você consegue visualizar quais horários estão livres, e saber como dividir isso entre estudos, lazer e vida social, que também são importantíssimos.

Sobraram duas horas por dia pra estudar? Lindo.
Sobrou uma hora pra estudar? Ótimo.
Meia hora, vinte minutos? Tente aproveitar ao máximo esse tempo, alternando os aspectos técnicos ao longo dos dias. Use esse tempo para manter uma rotina de condicionamento vocal, não deixe para treinar 5 hora seguidas no domingo e mais nada, só vai se cansar e arriscar a saúde vocal. Você avança desenvolvendo bons hábitos vocais, e hábitos são construidos dia após dia, e não de uma única vez.

Fez seu cronograma e viu que possui períodos separados de 15 minutos ao longo do dia? Muito bom, saiba que muitos fisiologistas dizem que o treino particionado ao longo do dia é até mais eficaz que o treino por um período longo e único. Use esse tempo com sabedoria e o resultado será muito bom.

E se você perceber que não tem tempo nenhum? Nada? Zero? Sem chance? Talvez esteja com uma vida muito ocupada mesmo, ou talvez esteja com prioridades diferentes do canto, mas saiba que mesmo assim é possível treinar algumas coisas, e mesmo pra quem possui mais tempo, dá pra treinar enquanto faz outras coisas.
Você se desloca de carro? Que tal ter os exercícios gravados (como as aulas que gravo para meus alunos) e praticar quando está parado no farol? É só arrumar bem a postura, pois o banco de automóvel pode complicar, e seguir a gravação.

Você se desloca de ônibus ou metrô? Aqui você dificilmente vai querer cantar, mas pode fazer treinos de respiração, trabalhar percepção de postura e articuladores, que é algo extremamente importante para o canto e poucos dão o devido valor.

Você anda bastante? Além dos treinos do metrô, andando você pode arriscar exercícios de trato vocal semi ocluído (VEJA QUAIS SÂO) e até cantar, dependendo do seu nível de despreendimento e de como a rua está vazia, hehe.

Lógico que o ideal é treinar em um local próprio, com conforto e privacidade, mas na falta dessa possibilidade, temos que fazer o que for possível, e dependendo do seu objetivo no canto, todo segundo será bem aproveitado.

Amadores podem se beneficiar disso, mas se você quer se tornar cantor profissional, ou semi, esse texto é mais importante ainda, como incentivo e dando uma luz no fim do túnel.

E você, como faz pra arrumar tempo pro canto? Conte aí nos comentários sua experiência para ajudar os colegas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário