terça-feira, 28 de abril de 2015

O AFI e a ressonância

Você conhece o AFI, ou IPA?

O Alfabeto Fonético Internacional (AFI), ou em inglês, International Phonetic Alphabet (IPA), é um alfabeto que demonstra como pronunciar qualquer vogal ou consoante de qualquer idioma do planeta. São aqueles símbolos estranhos que vemos em dicionários bilíngues.

Ex: above (əˈbəv).
Se você conhece os símbolos do IPA, é capaz de dizer a palavra acima com perfeição, e por isso é algo tão útil quando você vai treinar idiomas.
O símbolo ə representa a vogal neutra que chamamos de “schwa”

Mas o que isso tem a ver com canto, já que esse é um site sobre isso? Seria esse um texto sobre como cantar em outras línguas?

Não, apesar de servir pra isso também.

A questão aqui é mais importante ainda graças ao nosso mecanismo não linear de canto.
Muitas pessoas imaginam a voz com o ar saindo dos pulmões, passando pela laringe e saindo pelo trato vocal, mas não é só isso. Existe um complexo sistema de interação. O ar sai dos pulmões com certa pressão, a laringe vibra, gerando o som, o trato vocal filtra os harmônicos que a gente quer e, dependendo da forma que criamos, ele devolve mais ou menos pressão para dentro (pressão retroflexa), afetando o funcionamento da laringe e a maneira como estamos emitindo o ar, e tudo isso acontece ao mesmo tempo, sendo regulado pelo nosso cérebro através da percepção auditiva e da propriocepção.

Se você não leu o texto sobre o trato vocal, harmônicos e formante, pare agora e confira nos links abaixo, vai facilitar a compreensão deste artigo.


Esse sistema não linear implica que a posição da minha língua, lábios, abertura de boca, etc., vai influenciar no meu registro vocal (a pressão volta e afeta a laringe, onde são determinados os ajustes de voz de peito, voz de cabeça, falsete, etc.) facilitando ou dificultando o som, ou seja, ajudando ou prejudicando você a cantar. Sim, escolher a vogal certa pode resolver aquele probleminha que você está tendo com determinada nota.

Aí entra o AFI/IPA. Bons professores de canto sabem como utilizar cada vogal para cada objetivo, até mesmo em diferentes alturas de notas a vogal escolhida favorece um tipo de ajuste ou outro, um registro ou outro. É a ação dos formantes, a nossa boa e velha ressonância.

Portanto, pense na ressonância como esses movimentos e espaços criados no trato vocal, será muito mais fácil de entender do que “voz que vibra aqui” ou “vibra ali”. Veja como essa sensação de vibração nada mais é do que a região onde tem maior estreitamento, como entre a língua e o céu da boca ("vibra pra frente ou pra cima") ou da língua com a faringe ("vibra pra cima, ou pra trás").
Posição da língua nas vogais abertas
Posição da língua nas vogais fechadas


À esquerda da linha, as vogais de boca alargada
à direita, as de boca mais arredondada

No AFI, você vai encontrar a posição de abertura de boca e língua mais adequados (daí a importância, muitas vezes negligenciada, de treinar a capacidade de movimentação independente de cada um dos articuladores da voz) para o som que deseja, através do que alguns chamam de “sintonização de vogais”.

Comece a ouvir seus cantores favoritos e perceber como eles alteram (consciente ou inconscientemente) as vogais durante algumas palavras, e perceba que isso não afeta a inteligibilidade do contexto.

Além das vogais, que são os condutores do canto, o AFI mostra as posições onde são geradas as consoantes, e isso pode nos ajudar a articular as palavras de um jeito que elas não influenciem negativamente, e em muitos casos, o mau uso das consoantes pode acabar com o resultado sonoro e nem perceberemos que elas são as culpadas.

Algumas consoantes, como as fricativas e nasais também são ótimas para nos ajudar em situações como trabalhar passagens, saltos e quantidade de tensão muscular das pregas vocais. Percebe a importância?
Em cada célula existem duas colunas. Na esquerda, estão as consoantes surdas
na direita as sonoras, ou seja, com vibração de pregas vocais

Em regras gerais, vogais mais fechadas, como /i/ e /u/ facilitam aliviar o registro, e vogais abertas como /a/ e /ɛ/ facilitam registros mais pesados.

Nesse link você encontra a lista completa do alfabeto fonético e poderá ouvir cada um dos sinais
http://www.internationalphoneticalphabet.org/ipa-sounds/ipa-chart-with-sounds/

Não esqueça de desenvolver a independência e flexibilidade dos articuladores, eles não vão definir "apenas" sua diccão, mas participam de todo o conjunto para gerar o som que você quer. Talvez seja isso que está faltando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário