terça-feira, 15 de maio de 2012

Como se tornar um grande cantor em poucos dias, método milagroso!!!

Hoje em dia a informação está fácil, é só abrir o Google e pesquisar o que quer saber e, por alguma razão, as pessoas começaram a achar que é tudo assim, fácil, sem esforço.
Perdi as contas de quantas vezes pessoas me pediram "dicas para cantar", querem aprender a cantar apenas seguindo alguns passos mágicos, algumas até esbravejam.

Quando alguém me aborda com coisas do tipo "Me diz aí, como eu faço pra cantar? Só me manda uns exercícios que eu me viro, quero muito cantar". Eu respondo sempre da mesma maneira. Não adianta eu "mandar exercícios" pois eles não servem pra nada. O que importa não é o tipo de exercício vocal que você faz, e sim COMO você o faz.

Imagine que alguém te peça "algumas dicas" para levantar peso. Você vai responder oq? Comece com pesos pequenos? Pegue um haltere e e levante-o com o braço 10 vezes seguidas? Não, vc vai virar pro cara e mandar ele procurar um profissional, alguém que possa orientá-lo da melhor maneira, pois todos sabem o dano que uma atividade física mal feita pode causar para o corpo, e adivinhem só.. com o canto, a voz, é A MESMA COISA.

Se eu passo um exercício e vc faz de forma errada e aprende assim causando danos a sua voz, que tipo de profissional serei eu? Você pode ser um auto-didata, mas se quiser orientação, procure orientação de verdade, alguém que possa reconhecer o que sua voz de para ser corrigida ou aperfeiçoada, alguém que saiba como a voz funcione e ajude você a tirar o máximo dela.

Hoje em dia existem inúmeros vídeos no youtube, livros, métodos ou blogs com receitas místicas para criar grandes astros, e cada vez que eu vejo uma dessas mais eu tenho noção que muita gente vai se frustrar um dia, ou vai achar que aula de canto é enrolação ou que é desnecessária pois cada "professor" diz uma coisa e manda fazer isso ou aquilo, mas ninguém explica porque, ninguém mostra como funciona e para que serve cada coisa, ninguém mostra onde aprendeu, simplesmente joga frases sem sentido, e você, q quer aprender a cantar mas não sabe por onde começar acredita que os problemas acabaram. Talvez estejam apenas começando.

Infelizmente não se forma um cantor (ou guitarrista, baterista, baixista, um advogado, um dentista, um cozinheiro, etc.) em rápidas lições, em um mês, em poucas aulas. Exige esforço, dedicação, paciência e conhecimento. Uma boa orientação pode ajudá-lo a encurtar o percurso, mas não existem atalhos.

Portanto, quando você precisar tratar alguma doença, não procure a cura no google, vá a um médico. Quando você quiser emagrecer, não leia a dieta da Capricho, procure um especialista. Quando quiser aprender a cantar não procure a solução mais rápida, a mais fácil, mais próxima ou mais barata, procure a melhor.

Você está lidando com seu corpo, com suas emoções e sonhos, trate-os bem, a recompensa aparecerá.

3 comentários:

  1. A explanação dessa postagem me faz refletir em duas coisas principais: A responsabilidade do pedagogo vocal "de verdade" em fornecer um condicionamento vocal com base científica, e do outro lado, as pretensões dos iniciantes na técnica vocal e nos "tabus" que ainda existem em questão. O certo, é que sabemos que existe sentido para coisas quando se tem comprovações, a ciência da voz é clara pra quem busca constantemente. O ser facilitador no trabalho da disciplina vocal, não é fornecer receitas rápidas e cheias de mitos, e sim ser intermédio para consciência correta que deve-se ter na prática vocal. Ótima postagem man! Proveitosa demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente só tem que tomar cuidado pra não achar que existe uma única forma de ensinar canto. O que a ciência mostra é que não existem certezas absolutas, ela não está aí pra comprovar definitivamente nada, apenas avançar no conhecimento. O papel de um bom professor é estar atento a essea avanços para aprimorar seus métodos.
      Quando vc toma partido de um jeito apenas, e ignora, ou pior, denigre, os demais, aí a idéia de metodologia científica já se perdeu.

      Excluir
    2. Valeu pela colocação Mauro, realmente! Nada é absoluto por que nosso corpo não é absoluto! Realmente é preciso está atento aprimorar a didática e a metodologia sempre! #TOP

      Excluir