quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Cantar com emoção - Parte 2

Ainda sobre a emoção na canção...

Nosso processo de aprendizado passa por algo chamado memória muscular, essa memória muscular é algo como nosso lado subconsciente, é aquilo que estamos tão habituados a fazer que conseguimos de olhos fechados e sem pensar.
Você não pensa para erguer os braços ou para mexer as mãos. Quando você anda, não fica direcionando as pernas: “vai perna direita, agora é você esquerda, vamos lá direita, esquerda, você consegue”. Não, você simplesmente anda, seu cérebro ordena e seu corpo responde. Se quiser correr é só se condicionar a isso. O objetivo do treino de técnica vocal é esse, fazer você se acostumar a novos comportamentos musculares no seu corpo para que as notas saiam sem ter que pensar nelas, para que a respiração funcione de forma a auxiliar sua voz, para que os efeitos aconteçam quando você quiser expor algum sentimento, e não quando pensar “agora, vai drive, é com você!”, essa parte fica no treinamento, na hora em que você está desenvolvendo as habilidades, e não quando está usando-as.

O estudo do canto é baseado em criar esses hábitos positivos no lugar dos negativos que acumulamos pelas mais variadas razões, desde uma postura incorreta por causa do computador, um ombro tenso por culpa do chefe, uma mandíbula travada por causa de uma criação rígida ou um casamento em que você não possa ter voz ativa, ou mesmo por causa de um treino vocal mal feito, etc. Razões para nos travarmos não faltam em nossa sociedade.

Peraí, então um treino de canto pode me criar dificuldades pra cantar? Sim, é isso mesmo, e digo mais, é bastante comum. Infelizmente existem muitos “profissionais” que ensinam seus alunos a se limitarem, mas não por maldade, e sim por falta de conhecimento no funcionamento da voz, ou pessoas que acabam desenvolvendo vícios nocivos por si só. Mas esse assunto é para uma próxima oportunidade (mais um).

Supondo que tenha um treino vocal de qualidade, é nele que você tem que se apegar para desenvolver a técnica vocal, desenvolver e se acostumar com essas novas formas de agir e de sentir a voz e o corpo como um todo, e, isso feito, você estará pronto para usar sua expressividade e sentimento, sua voz vai fluir e isso o fará extremamente feliz, e seu público também.
Exemplos de expressão corporal
Estudos falam sobre o uso de expressões faciais, gestos corporais, visualização de imagens, e muitas outras formas de refletir o sentimento no canto. Normalmente quem dará as dicas de que tipo de emoção passar é a própria letra da música. Você não vai cantar uma música romântica com uma voz raivosa, não vai interpretar uma canção triste com voz alegre, é necessário ter bom senso para não soar estranho, caricato ou deslocado (se for cantar em um idioma que não esteja familiarizado, por favor, procure a tradução, ou ao menos saber do que se trata a canção). Pois é, além de ter o feeling, tem que ter o feeling certo na hora certa. Mas temos aí uma vantagem, na arte vale tudo, então o sentimento errado na hora certa (ou na errada, se é que tem certo e errado nisso) também é válido, cria-se uma ironia, cria-se humor, aí vai da intenção de cada interprete.

Amanhã, algumas dicas para se soltar mais e mostrar a emoção enquanto canta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário