quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Cantar com emoção - Parte 3

Última parte sobre “feeling”, hora de mostrar algumas práticas que irão ajudar bastante.

Para algumas pessoas, a capacidade de se expressar é mais natural e já faz parte de sua personalidade e de seu cotidiano, se não é seu caso, uma boa dica para desenvolver isso é: cante de frente para o espelho, cante olhando para você (ajuda muito também para ver postura e tensões no corpo) e conte a história olhando nos seus olhos, não tenha medo, é só você. Cante também imaginando o público na sua frente, pode parecer maluco, mas funciona. Esse treino ajuda também a reduzir a timidez, pois o deixará mais preparado para situações de palco.

E que tal recitar o texto antes de cantar? Declame sua história interpretando as frases, faça-o ganhar vida.

Estar preparado para as situações de palco é outro fator importante. Uma apresentação é cercada de fatores causadores de estresse, tem a tensão pelo público, a vontade de fazer o melhor, às vezes medo de errar, normalmente falta lugar para aquecer, quem não tem empresário ou produtor acaba se envolvendo com a parte burocrática do evento, o que é bem desgastante. Problemas com equipamento podem acontecer, integrantes da banda podem se atrasar, as vezes aquele "branco" com as letras e melodias das músicas, etc.. Não é fácil. Se você não está seguro e confiante, a ansiedade acaba tomando conta e todo o treino e domínio técnico pode ser esquecido, o que vai comprometer a execução das canções e a emoção desaparece.

Para isso só há um remédio, cantar. Acostume-se a cantar, cante em público, cante no karaokê, faça shows, cante na aula, grave e se ouça cantando, até um vídeo, quem sabe? E invista no seu treino técnico, só assim você saberá suas reais capacidades, e nada vai te deixar mais seguro do que saber que o que você pedir sua voz vai te dar.

Outra dica: busque boas referências, ouça bons cantores, não de um gênero apenas, ouça vários tipos de música mesmo que não seja seu preferido, você sempre pode extrair coisas boas, por pior que possa te parecer. 
Quanto mais coisas você tiver contato melhor. Leia livros, veja filmes, peças de teatro, musicais, exposições de arte, etc., enriqueça-se com cultura, não fará mal algum. Isso tudo entrará para o seu repertório e ficará guardado no seu subconsciente, e o dia que precisar estará lá.

A emoção vem de dentro da gente, das experiências que vivemos, de um fora da namorada, ou de uma conquista, uma dívida no banco, ou até de um carro comprado (Camaro Amarelo, Cross Fox, ou uma Harley Davidson...), vem do título do time de futebol, de uma derrota, da alegria do nascimento de um filho, de uma perda, de uma memória, etc. Ela está no local onde moramos, nas polícias sociais, em guerras, catástrofes naturais, nas nossas relações com as pessoas, amigos, famílias, inimigos (por que não?), está na cultura que absorvemos, nas viagens, nos locais que conhecemos, em tudo que está ao nosso redor, seja real ou ficção (experiência no cinema também vale). Viva a vida, quanto mais emoções conhecermos melhor será para expressá-las. 

Como cantar como feeling então? Tem uma fórmula matemática pra isso:
Técnica vocal + experiências + bom senso = “AEEEEEEEE, DEMAIS, LINDO(A)”, sim, no palco todo mundo é lindo, hehe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário