quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Por que não gosto da minha voz gravada?

Essa é uma questão bastante comum, e uma dúvida que faz todo o sentido.
Quando ouvimos nossa voz gravada pela primeira vez achamos muito esquisita simplesmente porque não é a voz que estamos acostumados a ouvir, e existem algumas explicações para isso.

Em primeiro lugar, quando falamos ou cantamos nosso ouvido capta o som de duas formas, pelo ar, o som que se propaga, e por condução óssea, o som que faz nosso corpo vibrar internamente. As outras pessoas e as gravações não captam nossa condução de som interna, apenas a que se propaga pelas partículas do ar.

Outra razão importante. Quando gravamos um som dependemos da qualidade de captação do microfone que estamos usando. Lembra dos textos sobre acústica, harmônicos, e etc?. No manual de todos os microfones existe um gráfico com sua “curva de captação de frequência”, que mostra quais frequências ele capta mais e quais capta menos. Se nossa voz é formada de uma série de harmônicos e o microfone não capta todos, ou não os grava da mesma forma, o que sairá na gravação é um som diferente não apenas do que ouvimos, mas também do que as outras pessoas ouvem.
Além disso, a maioria deles proporciona o que chamamos de "efeito de apromoximação", que amplifica mais os harmônicos graves da voz a medida que você canta mais perto da capsula, ou seja, quanto mais perto do mic, mais "cheia" sua voz vai soar, e isso é utilizado pra alterar o timbre da voz nas frases e notas cantadas.

Curva de resposta de frequência de um microfone, amplifica umas mais que outras. 
Complicado não é? Entendem agora a importância de um bom microfone, que se adapte perfeitamente à sua voz e ao tipo de som que você canta e emite? Já ouviu sua voz gravada no telefone ou no microfone do computador? Dá um aperto no peito, hehe.

Outro agravante aí é a caixa de som. Imagine que você se acostumou a sua voz gravada, utiliza um ótimo microfone, aí você pega essa gravação e ouve na casa de um amigo. Talvez você estranhe novamente a voz.

- Como assim? –

Cada caixa de som, amplificador, etc. reproduz o som gravado de uma maneira diferente. Atualmente muitas caixas, fones, etc. têm “corretores” de graves, que servem para deixar o som mais pulsante e a batida mais marcante (pense naquele carro que passou tocando um “batidão”). Daí a importância de uma gravação, mixagem e masterização bem feitas, utilizando monitores de áudio sem intervenções para “melhorar” o som e com um produtor/técnico de som com experiência, capaz de gravar sua voz de um jeito que saia bem, independente de qual dispositivo você utilizar pra ouvir.

Grave-se cantando sempre que possível e ouça bastante, você precisa se acostumar a esse “outro eu”, pois é ele quem vai aparecer em público. Procure ter seu próprio microfone, além da questão higiênica (evita babas alheias), ele te dará sempre o mesmo som. Se tiver banda, procure ter um técnico de som nela, ele poderá salvar sua vida, e, se não for possível, faça uma boa passagem de som para deixar sua voz sair como está acostumado nas apresentações.

Importante: um retorno de áudio vai bem também. Se você não se ouve direito no palco a chance de não cantar bem é enorme. Seu cérebro precisa dessa resposta auditiva para saber o que está fazendo, e é ela quem "regula" a voz. Cantar sem se ouvir prejudica violentamente o desempenho até de cantores profissionais do mais alto nível, e não é frescura ou desculpa furada, é como atirar flechas de olhos fechados...

Conto nos dedos de uma mão os locais onde já cantei e tive um retorno de som bom, e essa é a realidade no nosso país, infelizmente. Faça um esforço para ter seu próprio retorno, de preferência um monitor in ear (aqueles de fone).

Nenhum comentário:

Postar um comentário