terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O talento para cantar existe?

Durante o curso de especialização em voz no CEV – Centro de Estudos da Voz, surgiu uma discussão muito interessante, na aula da renomadíssima Dra. Ingrid Gielow, sobre o talento que quero compartilhar com vocês.

Os dicionários descrevem o talento como “capacidade, distinta aptidão, habilidade natural.

Inteligência; engenho.”, ou seja, quem possui talento para algo, consegue fazer esse algo de maneira mais fácil e natural, mas de onde vem esse talento?


As religiões podem tratar desse assunto de outra maneira, mas não é minha intenção discutir isso aqui, então vou falar do ponto de vista da ciência.

Estudo feitos com músicos, mostraram que existe uma área em seus cérebros que é maior que nas outras pessoas, um tal de Giro de Heschl, podemos chamar vulgarmente como a área do talento musical na nossa mente. Sabendo disso, eles foram pesquisar por que algumas pessoas têm essas áreas maiores que as outras e descobriram que... Sim, alguns nascem com um Giro de Heschl maior que os outros, ou seja, algumas pessoas tem maior facilidade para aprender e desenvolver a capacidade musical que outras.
Cérebro dos músicos tem maior atividade na zona do Giro de Heschl
Isso quer dizer que se meu Giro de Heschl é pequeno eu nunca sou um músico ruim? N verdade, se ele é pequeno provavelmente você nem está lendo isso aqui. Se seu Giro de Heschl for pouco desenvolvido sua capacidade musical será bastante limitada, mas aí vai uma boa notícia: Você não sabe se o seu é ou não desenvolvido. Outra boa nova: O cérebro produz neurônios e cria conexões durante toda a sua vida, então, se ele não nascer "músico", você poderá fazê-lo "músico". Até os 12 anos tudo o que entrar na sua cabeça será continuado com bastante facilidade quando envelhecer, principalmente até os 7. Na barriga da mãe o bebê já começa a receber estímulos que serão refletidos em seu desenvolvimento depois.

Agora, se você quer ser músico e nunca ouviu nem o “Parabéns Pra Você” até os 40 anos, fique feliz, você também poderá aumentar essa área no seu cérebro. Tem gente que começa a cantar com 70, 80. Talvez não dê tempo de se transformar no melhor cantor do universo (talvez dê), mas certamente, se estudar de forma correta, com persistência e desenvolvendo o que precisa ser desenvolvido você poderá SIM ser um ótimo cantor, vai depender só de você.

Um bom começo é treinar o ouvido, você precisa ouvir bastante música, ver shows, assistir vídeos, isso ajuda a desenvolver referências no cérebro pra quando você for tentar fazer. A percepção auditiva está diretamente ligada à capacidade de tocar/cantar. Beethoven era surdo, mas não nasceu assim...

Resumindo, músicos têm o Giro de Heschl maior no cérebro, mas não necessariamente elas nasceram maiores, elas ficam maiores a cada treino que você faz.


Em estudo recente, de fevereiro de 2015, o pesquisador Steven Demorest comparou alunos do jardim da infância até o fim do ensino fundamental e adultos, e concluiu que a habilidade de cantar pode ser aprendida com o tempo de prática e treino, e compara com um iniciante de violino, que soa mal no começo mas depois melhora, porém, a crença de que é preciso ter um talento especial para cantar desencoraja os iniciantes qando esses não ficam felizes com o som de suas vozes no começo. Demorest diz ainda que um cantor que parar de praticar vai perder, ou diminuir, sua qualidade.
Portanto, o que a ciência nos mostra é que a frase “não nasci pra isso” é mais um dos inúmeros mitos e lendas que envolvem o canto. Falta de tempo, vontade, motivação ou incentivo podem te impedir de cantar bem, "obra do destino" não.

Sempre digo aos meus alunos que algumas pessoas tem mais facilidade para aprender que outras, mas o que muda no final das contas é o tempo e dedicação que você precisa ter. Quem tem mais facilidade aprende mais rápido, e só, isso não limita de maneira alguma quem não tem esse "talento". Por outro lado, já vi muita gente com essa facilidade se acomodar e ficar parado no tempo sendo ultrapassado por pessoas determinadas.

Pense nisso, e desenvolva seu cérebro musical, VOCÊ PODE, ACREDITE!! 

Seu maior dom é a sua vontade!!

5 comentários:

  1. Mauro, eu discordo de praticamente 100% em genero numero e grau!!! de tudo que vc falou, na minha opinião se vc "FALA e se vc RESPIRA" vc pode cantar!! E se vc tem um bom professor que se importe ele realmente vai se empenhar em ajudar vc nisso e não te decepcionar!! só isso é o pré requisito, todo resto se constrói, não podemos deixar que ninguém nos desanime a qquer coisa por um pré requisito fisic ou mecanico, estético ou religioso, ou qquer outro!! Se vc fala e se vc respira vc pode cantar!! Ninguém nasce engenheiro, advogado, ator, etc pronto, tudo é construido! se vc nascer e for largado no mato com os macacos vc vai ser criado por macacos e vai agir como um macaco mesmo que vc seja filho biológico do MOZART.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, não entendi seu comentário. Você começa dizendo que discorda e depois reafirma tudo o que foi dito no artigo.

      Creio que você não leu o texto...

      Abs

      Excluir
  2. Parabéns, belo post. Mauro faz um post falando sobre belting, teoricamente como funciona essa técnica.

    ResponderExcluir
  3. Oi, meu nome é Julia, tenho 14 anos e nunca fiz nem uma aula de voz, nao sei praticamente nada de teoria musical, mas sei cantar, minha familia é toda é de musicos, meus pais tambem cantam e eu canto desde meus 5 anos, eu acredito que existe dom sim, mas vai da determinçao de cada um, do empenho, ja vi muitas pessoas "se puxarem" e hoje cantam muito bem.. Belo poste, achei muito interessante !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julia, muito bom comentário, você é a prova de tudo que vem sendo estudado sobre neurologia e música, já que demonstra essa facilidade para cantar por vir de um meio de músicos e estar habituada a essa atividade desde a gestação. Com certeza você poderá ir longe com bastante treino e estudo!!

      Excluir