quarta-feira, 27 de março de 2013

Chocolate faz mal para a voz?

Está chegando a páscoa, junto com ela vêm os ovos de chocolate e a famosa pergunta: Chocolate estraga a voz?

Obviamente a resposta é... depende.

O chocolate não é recomendado antes do uso intensivo da voz (falada ou cantada), como em aulas, ensaios, gravações e apresentações, porque pode deixar o muco no trato vocal (Veja AQUI o que é o trato vocal) mais espesso, mais "gosmento", causando sensação de pigarro e afetando a ressonância (o som pode ficar mais abafado). Eu disse pode, pois isso depende de cada pessoa, umas são mais sensíveis que as outras e são afetadas de maneiras diferentes. De qualquer forma, água ou a famosa maçã e alguns sucos cítricos podem limpar o trato vocal e eliminar o problema. A dica é, se você não se sente bem comendo chocolate antes de cantar, não coma, se você não nota diferença alguma, seja feliz.

Isso quer dizer que o chocolate não causa mal nenhum pras pregas vocais, e apenas pode “sujar” o trato vocal?

E a resposta é... depende... de novo.

Em uma pessoa saudável o chocolate não fará mal algum pras pregas vocais, você pode comer quantas toneladas seu organismo suportar - ok, um pouco menos, talvez.

Porém, se você sofrer de um grande mal chamado refluxo gastroesofágico, ou exagerar na dose causando esse refluxo, você pode ter sérios problemas.

Para quem não conhece, o refluxo é a passagem do suco gástrico para o esôfago em direção à boca. Podendo atingir até o nariz e banhar laringe e pregas vocais. (Ácido subindo pra garganta, não é gostoso.)
Episódios ocasionais são aceitáveis, como no caso do exagero, mas quando se tornam frequentes podem causar problemas como asma, lesões laríngeas, alteração no esmalte dos dentes, rinites e otites (sim, ele pode chegar na orelha). A laringe não está preparada para a passagem do ácido e pode ficar inflamada ou irritada, causando problemas vocais.
O principal sintoma é a queimação no esôfago e azia, mas o chocolate não é seu único causador.
Não consegui postar o vídeo aqui, mas veja o que acontece quando o líquido que vem do estômago chega nas pregas vocais


Portanto, o chocolate não faz mal às pregas vocais a menos que você tenha já o problema de refluxo ou perca a noção de quantidade enquanto os come. As vezes nem é preciso tanto, comer e deitar já pode causar esse problema. Você precisa conhecer seu corpo e seus limites.

Mas por favor, não deixe de comer chocolate por causa desses mitos, talvez você possa evitar antes de cantar, mas depois, aproveite essa mistura mágica de cacau e açucar (que vicia)!!!

E uma feliz páscoa para todos vocês...

2 comentários: