sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

A voz não é invisível


Workshop de tecnologias aplicadas ao canto, que ensina cantores, fonoaudiólogos e professores a utilizarem programas de análise acústica e outras ferramentas de feedback visual em tempo real para que aulas, treinos e clínica tenham resposta mais prática e eficiente.

O curso Ver a Voz nasceu em 2018 do interesse dos professores de canto, que necessitam de ferramentas objetivas para demonstrarem aos alunos seu desenvolvimento de maneira concreta. Ele foi pensado a partir da prática e experiência do professor e pesquisador Mauro Fiuza sobre o tema e de como essas tecnologias são aproveitadas por preparadores vocais de ponta no mundo todo.

Com a divulgação do curso, surgiu o interesse de fonoaudiólogos, otorrinolaringologistas e pesquisadores de voz cantada em participar. Sendo assim, o Ver a Voz foi direcionado também para esses profissionais, com informação útil na habilitação ou pesquisa de canto. Foram diversas edições presenciais do curso em São Paulo, Niterói, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e que acabaram sendo ministradas também em universidades, palestras e congressos presenciais ou online e todo o Brasil.

Para a nova edição online do Ver a Voz (outubro de 2021), Mauro convidou uma das professoras e pesquisadoras mais respeitadas atualmente no mundo, que conta com um currículo invejável e diversas publicações e apresentações sobre o treino de canto com o uso de tecnologia, para ministrar o curso em conjunto e acrescentar ainda mais qualidade ao conteúdo, a Dra. Filipa Lã, de Portugal.

As inscrições podem ser feitas por pagamento com cartão de crédito ou PIX nos links: 


Clique para mais informações
Hoje em dia são raros os cantores que têm um acompanhamento diário de seus treinos, e ter um feedback visual possibilita que sejam mais objetivos e claros, com resultados visiveis na tela em tempo real, facilitando a vida tanto de cantores que estudam sozinhos quanto os que fazem aulas poucas vezes por semana ou por mês.

As práticas descritas no curso são aplicáveis a todos os tipos de canto, gêneros e técnicas musicais. 

Assuntos como: afinação, controle de passagem e de registros, controle de ressonância, pressão subglótica (apoio), precisão de ataques vocais, fraseado, legato e sustentação de sons, vibrato, articulação de vogais e até mesmo distorções vocais são facilmente trabalhadas com precisão com essas ferramentas.
Outras possibilidades de uso são comparações entre vozes, comparação pré e pós intervenção, análise de fonte glótica e filtro/ressonância e muito mais. 

São inúmeras as possibilidades de uso dessas tecnologias e saber interpretá-las é essencial. 

Durante o Ver a Voz serão explicados de forma prática e acessível conceitos importantes de acústica vocal como harmônicos e formantes, base teórica para a utilização dos softwares, e como utilizá-los na prática voltada ao estudo e ensino de canto. 

Programas gratuitos (MADDE, Wavesurfer, Sopran, RTSect, RecVox) e pagos (Voce Vista 3 e Voce Vista Video) são demonstrados em situações reais de aula e treino de canto aplicadas para auxiliar a fácil compreensão de todos os presentes.

Todos os participantes recebem um desconto exclusivo (50%) no programa Voce Vista Video, oferecido por seus desenvolvedores na Alemanha.

Confira fotos de edições anteriores do Ver a Voz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário